• NOTICIAS

      16/01/2010 | 49ª Festa da Uva de Vinhedo

      Prefeitura de Vinhedo divulga shows da 49ª Festa da Uva de Vinhedo
      49º Festa da Uva e 1º Festa do Vinho de Vinhedo

      Já estão definidos os shows musicais que animarão o público na 49ª Festa da Uva de Vinhedo- de 6 a 21 de fevereiro no Parque Municipal Jayme Ferragut.

      As atrações serão sempre a partir das 20h, e devem agradar a todos os gostos com as duplas Rio Negro e Solimões, Zé Henrique e Gabriel e Cezar e Paulinho, Fresno, Grupo Pixote, Art Popular e NX Zero e o grupo de forró Calcinha Preta, além de dois shows regionais (Confira tabela com os dias de cada show abaixo). “Procuramos diversificar bastante os shows para contemplar várias faixas etárias e preferências musicais”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos.

      A novidade em 2010 é que este ano a Festa da Uva ganhará a inserção da 1ª Festa do Vinho, uma iniciativa da atual Administração Municipal da cidade para alavancar e prestigiar o empreendedorismo dos fabricantes da bebida do município.

      De acordo com o prefeito Milton Serafim, a população tem bons motivos para esperar ansiosa pela festa em 2010. “Além de preservar a nossa tradição do plantio de uva, em 2010 teremos uma grande novidade que é a realização da primeira Festa do Vinho, com vinhos daqui da cidade. Quem visitar o evento terá uma grata surpresa com a qualidade das bebidas produzidas em Vinhedo. Vale à pena conferir!”, recomenda o prefeito Milton Serafim.

      A abertura da FUV 2010 será dia 6 de fevereiro, às 16h, com a presença de autoridades. Às 21h o público poderá curtir o show da dupla Rio Negro e Solimões.
      Apresentações itinerantes, passeio rural, city tour com parada no Mosteiro de São Bento, roteiro do vinho e do alambique, parada italiana, a tradicional cerimônia de pisar nas uvas, passeio de motos e desfile de cavaleiros também animarão os visitantes.
      A entrada, tanto para a festa como para as atrações musicais, será gratuita e os portões ficarão abertos, inclusive, durante o feriado de carnaval, na segunda-feira, 15 de fevereiro, e terça-feira, 16 de fevereiro, ampliando a oportunidade de lazer aos vinhedenses e turistas da região.

      Confira os shows
      DIA 6- Rio Negro e Solimões
      DIA 7- Grupo Pixote
      DIA 12- Zé Henrique e Gabriel
      DIA 13- Art Popular
      DIA 14- Fresno
      DIAS 15 E 16- Shows regionais
      DIA 19- NX Zero
      DIA 20- Cezar e Paulinho
      DIA 21- Calcinha preta

      Histórico
      Em 2009 a 48ª Festa da Uva reuniu cerca de 380 mil pessoas. Em 2010 a expectativa é superar este número.
      A realização da festa, conforme decreto nº 242, de 17 de dezembro de 2009, sobre uso de bem público municipal a título precário gratuito, será feita pela Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura – Acovec- com o apoio da Prefeitura de Vinhedo. A administração do estacionamento da Festa da Uva foi repassada à Santa Casa de Vinhedo para que o valor arrecadado seja revertido ao hospital, conforme determinação do prefeito Milton Serafim.

      Famílias
      Junto com a 49ª Festa da Uva de Vinhedo, este ano a Prefeitura lança a 1ª Festa do Vinho, com vinhos produzidos artesanalmente por famílias da cidade que mantém o cultivo herdado dos antepassados italianos.
      A Secretaria de Cultura e Turismo realizou algumas reuniões com os grupos que tradicionalmente participam da Festa da Uva de Vinhedo e, neste último encontro, estabeleceu em conjunto com os representantes a participação de 14 famílias. A maioria já participou da Festa da Uva 2009.
      O evento, além de resgatar a tradição, ajudará a divulgar e promover o trabalho e os produtos dessas famílias, que prometeram contribuir para que a Festa do Vinho 2010 seja um grande sucesso e Vinhedo aos poucos se torne uma referência na produção de vinhos finos.
      As famílias estarão instaladas no Ginásio de Esportes e terão exemplares para todos os gostos à disposição dos visitantes.

      Famílias que irão participar da 49ª Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo:
      Família Amatto
      Família Azzolin
      Família Baccetti
      Família Benvegnú
      Família Campovilla
      Família Cecon
      Família Della Bruna
      Família Ferragut
      Família Ferron
      Família Gaiofatto
      Família Gomes
      Família Infanger
      Família Trevisan
      Família Von Zuben

      Tradição
      A Festa da Uva começou antes mesmo da emancipação do município, por volta de 1948, quando os agricultores reuniam-se para celebrar a colheita dos frutos ao som de música e muita alegria. Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam com a comunidade local o fruto de seu trabalho.
      Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant Anna, no ano de 1948. Com o avanço dos tempos e também na medida em que prosperava a cidade, a Festa da Uva, como não poderia deixar de ser, aumentou suas proporções.
      Hoje, a Festa é o maior evento turístico da cidade. Ela é realizada no Parque Municipal Jayme Ferragut e abriga milhares de pessoas que a prestigiam.

      49ª FESTA DA UVA DE VINHEDO 2010

      Local: Parque Municipal Jayme Ferragut – Avenida Aparecida Telau Seraphim s/nº - Vinhedo/SP.
      Período: de 6 a 21de fevereiro de 2010; sábados e domingos, a partir das 10h; sextas, a partir das 18h. Segunda, dia 15, a partir das 18h e terça, dia 16, a partir das 10h.
      Entrada gratuita
      Realização: ACOVEC
      Apoio: Prefeitura Municipal de Vinhedo



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •