• NOTICIAS

      26/06/2012 | Cidades Inteligentes na RMC

       

      CONVÊNIO PARA CIDADES INTELIGENTES NA RMC FOI ASSINADO NA SEDE DO CIESP-CAMPINAS

      Com apresentação pública do programa Cidades Inteligentes, representantes da Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti), da empresa europeia de tecnologia Living PlanIT e do Instituto Árvore da Vida, assinaram convênio para implantação do conceito piloto para as cidades da RMC.

       

      O convênio para o estudo prévio do programa Estratégia para Cidades Inteligentes, voltado para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), foi assinado no dia 22 de junho/2012, na sede do Ciesp-Campinas. Esse programa, primeiro no mundo para uma região metropolitana, será desenvolvido através de convênio entre a empresa europeia de tecnologia Living PlanIT, a Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti) e o Instituto Árvore da Vida, ambos com sede em Campinas. O vice-presidente executivo para a América Latina da Living PlanIT, Miguel Rodrigues, fez uma apresentação pública do programa voltado para as 19 cidades da RMC, antes da assinatura do convênio.

       

      CONVÊNIO - A assinatura do convênio para o projeto de estudo prévio do programa Cidades Inteligentes para a RMC foi feita pelo secretário-executivo da Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti), Davi Carvalho da Silva Júnior, pelo vice-presidente executivo para a América Latina da Living PlanIT, Miguel Rodrigues e pela presidente do Instituto Árvore da Vida, Deise Nascimento. Estiveram presentes nesse evento, o diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho e o presidente do Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empresariais (Gênese), Tiago Aguirre.

      Na abertura do evento o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)-Regional Campinas, José Nunes Filho, afirmou que se tem trabalhado muito para que a Região Metropolitana de Campinas seja conhecida como a região do conhecimento e que todas as cidades da RMC funcionem de forma integrada. "Dessa forma, é muito importante o tema Cidades Inteligentes. Isso é extremamente inovador e essencial para que a informação circule em uma plataforma digital, fundamental para a integração dessas cidades, resolvendo problemas de mobilidade urbana e logística, entre outros. Para nós, da casa da indústria, é uma honra que esse programa tenha sido lançado no Ciesp-Campinas", concluiu.

      O presidente de Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empresariais (Gênese), Tiago Aguirre, declarou: "Para nós, que representamos os novos empreendedores da Região Metropolitana de Campinas, o projeto Cidades Inteligentes pode representar um novo posicionamento que a região precisa e perdeu ao longo dos últimos anos. As cidades da região não apresentam um desenvolvimento equilibrado. Para nós esse projeto é uma luz para o futuro, que pode ajudar na geração de novos negócios, na distribuição de renda e contribuir para melhorar o cotidiano dos cidadãos que vivem na RMC".

       

      SISTEMAS AVANÇADOS DE GESTÃO - A Living PlanIT é uma empresa de tecnologia, que desenvolve sistemas avançados de gestão urbana, com a plataforma UOS - Urban Operating System, com base nas mais avançadas tecnologias de seu ecossistema de parceiros tecnológicos, composto por algumas das maiores empresas do mundo. A Living PlanIT escolheu Campinas e a RMC para implementar o primeiro projeto em área metropolitana, conectando as 19 cidades em áreas estruturais, para gestão inteligente de recursos naturais, tratamento eficiente de resíduos urbanos, gestão de transportes públicos, tráfego e logística. Visa também a modernização da administração pública, telecomunicações, gestão de energias renováveis em espaço urbano, entre muitas outras áreas estruturais, permitindo a sua interação e oferecendo muito mais eficiência e sustentabilidade ambiental e econômica ao setor público, em toda a região metropolitana, promovendo a criação de emprego qualificado, inovação e criação de propriedade intelectual e forte impacto na proteção ambiental.

       

      FACTI - A Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti) é uma fundação privada e sem fins lucrativos. Foi instituída em 1996, pela Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e Assespro - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologias da Informação. Tem como principal objetivo viabilizar projetos de pesquisa e desenvolvimento, através de uma gestão eficiente. Sua sede está situada em Campinas, SP, mas dispõe de escritórios e laboratórios distribuídos em algumas cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo principal apoiar o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação - MCTI.

       

      Em 2006, a Facti e a União, representada pelo MCTI, celebraram convênio que estabelece termos de cooperação técnico-científica, compartilhamento de infraestrutura física e cooperação de gestão entre os partícipes, voltada para o apoio à entidades, por meio de desenvolvimento de atividades tecnológicas. Estas atividades realizadas em conjunto com o CTI para fins deste convênio, são organizadas e homologadas através de anexos ao convênio geral. Esse mecanismo possibilitou a Facti realizar atividades com o setor privado através de contratos.

       

      LIVING PLANIT - Empresa tecnológica, de origem europeia, a Living PlanIT desenvolve sistemas avançados de gestão e processamento de dados em ambiente urbano, utilizando o principal conceito UOS – Urban Operating System, em conjunto com um vasto ecossistema de parceiros tecnológicos, constituído por algumas das maiores empresas do mundo e que integram as suas soluções nessa plataforma. A empresa é especialista em desenvolver estratégias para Smart Cities (Cidades Inteligentes).

       

      A Living PlanIT desenvolve no norte de Portugal, o projeto PlanIT-Valley Smart City, onde os conceitos desenvolvidos pela empresa e seus parceiros irão desenvolver e implementar os conceitos tecnológicos de Smart Cities, em ambiente real, conceitos para o desenvolvimento sustentado de ecossistemas urbanos ao nível de energias renováveis, recursos naturais, resíduos urbanos, transportes públicos, educação, saúde, segurança, telecomunicações, entretenimento, administração pública e muitas outras áreas, onde se crie grande impacto no desenvolvimento social, econômico e ambiental, com base na tecnologia mais avançada, gerida pelo UOS. A empresa está no momento desenvolvendo projetos com os governos de Londres e Amsterdã, onde as plataformas de cidades inteligentes podem ser introduzidas, em novos espaços urbanos ou na requalificação de cidades existentes.

       

      INSTITUTO ÁRVORE DA VIDA - Entidade privada sem fins lucrativos, o Instituto Árvore da Vida foi fundado em 6 de setembro de 2005. Obteve qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP - pelo Ministério da Justiça em 28 de dezembro de 2005. Possui sede em Barão Geraldo, Campinas, SP. A missão do Instituto é realizar ações e projetos de preservação ambiental e inclusão social, envolvendo o meio ambiente e a cultura, difundir o conhecimento de técnicas e aplicações de tecnologias e produtos ambientalmente corretos, cursos de educação ambiental e projetos técnicos na área do meio ambiente, preservação e proteção da fauna e flora. O Instituto Árvore da Vida toma por base em seus projetos a ação local com amplitude mundial. Faz parte e colabora com a campanha de incentivo ao plantio de árvores no mundo desde 2006 no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep).

      Foto: Roncon & Graça Comunicações

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •