• NOTICIAS

      26/01/2010 | Nipo Brasileiro Campinas

      O Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas (Nipo Campinas) foi fundado, oficialmente e com registro em cartório, em 16 de maio de 1954 na então sede da Cooperativa Agrícola de Campinas.

      De fato, porém, o Nipo Campinas foi criado no dia 1 de maio de 1951, na reunião do “Shinboku-kai”, associação formada por elementos de ascendência nipônica, preocupados com o ensino da língua japonesa e com objetivo de estreitar relações de amizade e ajuda entre seus membros.

      Nesse dia foram eleitos Kinji Ohno (presidente), Yukito Waki (vice-presidente), Tomekiti Goto (tesoureiro) e Sadao Obata (relações públicas).

      A festa dos 50 anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 18 de junho de 1958, foi comemorada em Campinas com desfiles de carros alegóricos nas ruas do centro da cidade e a inauguração de uma placa alusiva ao evento, com o plantio de árvores na Praça Hideyo Noguchi, ao lado da atual sede do Nipo Campinas.

      Em 5 de junho de 1967 foi inaugurado o busto de Hideyo Noguchi, com a presença do então governador de Fukushima, província natal de Noguchi, na praça que leva também o seu nome.

      Em 1990, Nituo Tsukada assumiu a presidência do Nipo Campinas, sendo o primeiro nissei a exercer o cargo. Membro novo no instituto, Tsukada convidou diversos novos integrantes para a diretoria, seguindo uma mentalidade inovadora de trabalho, contratando uma funcionária para a secretaria. Sua gestão foi marcada pelo grande empenho em conseguir o terreno ao lado da sede social do Nipo e, posteriormente, construir o Ginásio Poliesportivo.

      A inauguração do Ginásio Poliesportivo, que aconteceu no dia 5 de agosto de 2001, reuniu muitas autoridades de Campinas, de São Paulo, da região e teve a participação especial da comitiva de Gifu, cidade co-irmã de Campinas.

      Em 2002 foi criado um grupo de jovens de 10 a 14 anos, denominado Juniakai que, em pouco tempo, transformou-se em ponto aglutinador de jovens nikkeis e simpatizantes da cultura japonesa de Campinas e toda região.

      Atualmente, o grupo conta com mais de 150 integrantes que formaram grupos de taiko e yosakoi soran que, neste período, conseguiram projeção nacional.
      Deste grupo de jovens, 26 integrantes participaram de um intercâmbio cultural com Gifu no mês de julho de 2008.
      Nos dias 7 e 8 de junho de 2008, aconteceu o IV Festival do Japão do Nipo Campinas, um evento que teve um caráter especial por se tratar do ano da comemoração do centenário da imigração japonesa. O evento contou com a presença de inúmeras autoridades e convidados artísticos, destacando-se a cantora japonesa Mariko Nakahira.

      (parcialmente extraído do livro A Comunidade Japonesa de Campinas de Maria Katsuko Takahara Kobayashi)

       

      Fonte: Instituto Nipo Brasileiro Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •