• NOTICIAS

      28/07/2012 | Sérgio Galvão Caponi - Manifesto Cultural

      Vamos condicionar e valorizar nosso voto!

      ( Para aderir, basta acrescentar no fim da lista o nome da pessoa ou entidade e responder ao remetente   sgcaponi@terra.com.br )

       

      MANIFESTO DA COMUNIDADE CULTURAL DE CAMPINAS AOS CANDIDATOS

      Considerando o desastroso gerenciamento que vem martirizando a vida artística e cultural de Campinas; considerando as incertezas, as imprevidências, os improvisos, as precariedades, bem como a quase contínua desorientação e falta de planejamento na área cultural e artística nas últimas décadas; considerando, ainda, que a comunidade cultural e artística campineira tem sido vítima de tais descalabros e que, por isto mesmo, considera não só de seu interesse, como de sua obrigação moral estabelecer metas e condições para corrigi-los visando a busca de uma sociedade mais evoluída, civilizada e feliz, os abaixo assinados e as entidades que ora aderem a este manifesto proclamam como metas a serem obtidas e assim endossadas pelos atuais candidatos a prefeito, o seguinte:

       

       

      1)O secretário de cultura não poderá mais ser nomeado nem demitido politicamente  e deverá ser pessoa reconhecidamente vinculada ao ambiente cultural e artístico da cidade.

      2) O orçamento da Secretaria de Cultura deverá ser transparente. Para tanto, deverá ser mantida na internet  a totalidade da dotação, a destinação das verbas e dos empenhos, tostão por tostão, de modo a se poder visualizar a destinação do dinheiro.

      3) O futuro prefeito  não mais deverá subtrair verba da dotação orçamentária para a cultura destinando-a a outras secretarias ou finalidades.

      4) A Secretária de Cultura deverá disponibilizar na Internet o valor total da folha de pagamento, com indicação do número de funcionários ali alocados, sua função e salário. Não se poderá comprometer com a folha de pagamento mais que 60% da dotação orçamentária

      5) Caberá a um conselho especializado  elaborar um projeto cultural para o quadriênio, de modo a se estabelecer uma política cultural definida, de longo prazo, fixa, e com objetivos claros e definidos de modo a que cada tipo de expressão cultural seja beneficiada, com destaque àquelas que produzam maior rendimento na elevação do espírito humano. 

      6)Deverá fazer parte da política cultural e do planejamento uma ação conjunta da administração municipal e da sociedade civil para dignificar a figura e o festival Carlos Gomes, o qual deverá ter verba pré definida pela Câmara Municipal no orçamento de cada ano, verba esta que se submeterá somente às decisões da comissão organizadora do referido festival.

      7) Passa a ser prioridade buscar recursos para a construção do edifício sede da orquestra sinfônica, o qual deverá ter um auditório para, pelo menos, 1000 pessoas e deverá receber tratamento acústico adequado.

      8)Passa a ser prioridade da administração entabular negociações com o Governo do Estado para a construção imediata de um teatro de ópera á altura do que nos foi subtraído, bem como terminar a reforma dos atuais auditórios desativados. 

      9)Deverá ser organizada uma comissão para se estabelecer as bases de uma fundação cultural que receberá verbas estaduais, municipais e particulares para gerenjciamento e elaboração de projetos específicos ligados aos teatros, à ópera e à orquestra sinfônica, bem como a elaboração de feiras literárias  e mostras de arte. Para sustento de tal fundação poder-se-á estudar a criação de uma lei municipal de incentivo à cultura similar à Lei Rouanet, porém menos burocrática e exigente.

      10)Deverá se estabelecer um programa de incentivo à implantação de esculturas e obras de arte nos jardins, edifícios públicos e até em espaços particulares mediante contrapartida fiscal, bem como buscar a recuperação física e jurídica de áreas verdes e espaços urbanos públicos hoje explorados indevidamente por particulares.

      Campinas, 26 de agosto de 2012

      ADESÕES:

      Entidade -  ACADEMIA CAMPINEIRA DE LETRAS E ARTES - ACLA  por seu presidente Sérgio Galvão Caponi ( sgcaponi@terra.com.br)

      Pessoa física - Sérgio Galvão Caponi ( sgcaponi@terra.com.br)





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •