• NOTICIAS

      31/07/2012 | APAS reitera orientação aos associados

      A Associação Paulista de Supermercados (APAS) vem orientando os seus associados desde o dia 26 de junho a cumprir a decisão da Juíza da 1ª. Vara Cível do Foro Central e reitera seu compromisso em cumprir todas as determinações judiciais que recebe. Na ocasião, a entidade os orientou, por meio de comunicado oficial, a distribuir sacolas de plástico descartáveis ao consumidor, no prazo de 48 horas. Após 30 dias subsequentes (29 de julho), os supermercados deveriam distribuir sacolas biodegradáveis ou de papel, de acordo com o que cada rede julgar apropriado.

       

      A APAS entende que as decisões judiciais devem ser cumpridas e sugere em seus esclarecimentos na ação, que haja uma audiência preliminar com todos os interessados: as redes de supermercados, Ministério Público, Procon e SOS Consumidor, que entrou com ação contra a entidade, visando uma solução consensual para o grave problema ambiental representado pela distribuição indiscriminada de sacolas descartáveis, além de oferecer uma melhor opção sustentável para atender as necessidades do consumidor.

       

      A Associação continua a defender a sua campanha em favor da sustentabilidade e contra a cultura do desperdício. Essa ação consiste em uma tendência mundial e no Brasil teve, como pioneiro, o Ministério do Meio Ambiente, com a iniciativa “O saco é um saco”, em 2009. No entender da APAS, o problema ambiental causado pelas sacolas descartáveis não está relacionado exclusivamente ao material utilizado para sua fabricação, mas também ao enorme volume de sacolas descartáveis distribuídas e ao seu descarte inadequado, entupindo bueiros e gerando enchentes.

       

      Os supermercados paulistas distribuem anualmente 7 bilhões de sacolas plásticas descaráveis. Substituí-las por 7 bilhões de sacolas de qualquer outro tipo de material em nada amenizaria o problema ambiental. Em linha com o Plano de Produção e Consumo do Ministério do Meio Ambiente e com o acordo firmado em maio de 2011 com o Governo do Estado de São Paulo, a APAS acredita que a melhor solução para o país seria a redução do consumo de sacolas. Isso condiz com o acordo setorial firmado entre a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério do Meio Ambiente, que visa reduzir em 40% das sacolas descartáveis até 2015. 

      Acreditamos que a justiça acabará encontrando o equilíbrio entre o atendimento momentâneo proporcionado pelas sacolinhas e os seus impactos ambientais.

      APAS



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •