• NOTICIAS

      29/01/2010 | Revista Convivência Nº 1

         Lançada este mês a Revista Convivência é focada na Feira de Artes, Artesanatos, Antiguidades, Quitutes e Esotéricos popularmente conhecida como "Feira Hippie" que é considerada um importante ponto cultural e turístico de Campinas, atraindo visitantes do Brasil e do exterior, que buscam novidades e produtos exclusivos. São quase 300 expositores, num espaço amplo e agradável, além de area de alimentação com comidas típicas, doces e salgados.
         Estima-se que cerca de seis mil pessoas circulam pela feira durante os finais de semana.

         Sobre a Feira

         No ano de 1973 as primeiras manifestações de artesanato hippie começaram a surgir em Campinas. Alguns adeptos deste estilo de vida começaram a se reunir no Largo das Andorinhas, comercializando bijouterias e roupas que desmonstravam aquele comportamento.

      Espontaneamente, outros hipies vindos de localidades diversas foram se juntando aos que ali estavam instalados.

         Em 1975, pelo numero crescente de expositores a feira foi transferida para o Largo do Rosário, com a integração de artesãos não hippies.
        
         Em 1977 a Prefeitura Municipal oficializou a feira, cadastrou seus expositores e
      transferiu o evento para a Praça Carlos Gomes, em um espaço ainda maior.

         Na década de 80, com a estagnação econômica, houve uma crescente demanda por vagas na feira, obrigando a Prefeitura a criar critérios de seleção para candidatos, objetivando divercificar seus produtos.

         Em 1983 é criada a Feira de Artesanato do Centro de Convivência aos domingos, como extensão das feiras que se realizavam somente aos sábados, mas desativada em 1987, reacendendo em 1991, com a realização da feira aos domingos também na Praça Carlos Gomes.

         Em 1994 as barracas são padronizadas de Azul.

         Em 1997 com a reforma da Praça Carlos Gomes a feira é remanejada para a Praça do Centro de Convivência Cultural.

         Em 2004 a feira passa para Estação Cultura devido à reforma da Praça Imprensa Fluminense, retornando em setembro para o Centro de Convivência Cultural onde permanece até hoje.

      Fonte:

           Revista Convivência
             Marcia Iwatta
             (19) 3386-8812
             e-mail: marcia.iwatta@gmail.com



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •