• NOTICIAS

      06/08/2012 | Simon Blackburn no CPFL Cultura dia 21/08

      Filósofo inglês Simon Blackburn participa do Café Filosófico Especial, da CPFL Cultura, em Campinas, dia21 de agosto

       

      Considerado um dos principais filósofos da atualidade, o inglês Simon Blackburn estará em Campinas, no dia 21 de agosto, para participar do Café Filosófico Especial, por meio da parceria CPFL Cultura e Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento. O encontro é aberto ao público e terá transmissão online pelo www.cpflcultura.com.br/aovivo.

      Conhecido por seus esforços em tirar a filosofia da torre de marfim, Simon Blackburn discute, em Filosofia, Estranhamento e Mundo Contemporâneo, a filosofia com associações às práticas do cotidiano.

      Blackburn irá apresentar formulações que fazem parte do repertório de vida de cada um, de seus laços afetivos, de suas relações na sociedade,  de sua constante busca por se compreender.

      O filósofo teve seus livros alçados ao status de best-sellers por conceberem a filosofia como algo que tem por ocupação refletir sobre as categorias gerais com as quais pensamos – como a verdade, a razão, o conhecimento, a liberdade etc.

      Sobre a retomada do interesse na filosofia pelo cidadão comum, Blackburn acredita que esta tendência reflete o tempo atual, imerso na falência dos grandes discursos e autoridades. Tanto que um dos grandes temas debatidos por Blackburn é justamente a longa disputa filosófica entre absolutistas (crentes na verdade) e relativistas (inclinados ao ceticismo). “Acho que o estímulo emocional para o ceticismo de nosso tempo é o colapso da confiança ocidental, mas penso que essa perda de confiança não é, realmente, uma coisa ruim. Só que o remédio não é jogar fora o pensamento racional, mas aplicá-lo melhor”, diz o autor.

      A filosofia de Blackburn é também conhecida por defender as visões neo-humanistas e quase-realistas - termo criado pelo pensador para questionar especialmente alguns aspectos de nossa realidade que têm sido muito disputados atualmente, como os valores, por exemplo.

      O filósofo defende que o impacto na mente do mundo percebido, juntamente com as crenças formadas desse resultado, geram hábitos, emoções, sentimento e atitudes que acabam por ser projetadas e encaradas como propriedades reais do mundo – como a aprovação ou desaprovação que se tornam juízos. Ou seja, tais juízos não são nem expressões de sentimentos subjetivos, nem verdades que se verifiquem independentemente das atitudes humanas. No que diz respeito aos valores, então, não deveríamos nem ser anti-realistas, nem realistas: a postura correta seria o quase-realismo, uma posição que explica e justifica a aparência realista do pensamento moral cotidiano.

      Simon Blackburn é membro honorário da American Academy of Arts and Sciences, centro independente que conduz estudos interdisciplinares sobre problemas complexos. É também o vice-presidente da British Humanist Association e atuou como professor da Universidade de Cambridge, produzindo uma dezena de obras de repercussão internacional, como o Dicionário Oxford de Filosofia, A República de Platão, Pense: Uma introdução à filosofia e Verdade: um guia para os perplexos.

       

      Outros encontros da CPFL Cultura/Fronteiras do pensamento

      Em 2011, a parceria CPFL Cultura/Fronteiras do Pensamento resultou em dois programas especiais doCafé Filosófico, em Campinas: um com o pensador e crítico literário americano Fredric Jameson e outro com o filósofo francês Luc Ferry . Além disso, realizou um especial com Edgar Morin, em São Paulo , e uma entrevista exclusiva em Leeds, norte da Inglaterra, com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, conhecido mundialmente por seu conceito de modernidade líquida

       

      Serviço

      CPFL Cultura

      Café Filosófico Especial Fronteiras do Pensamento

      Com Simon Blackburn.

      Tema: Filosofia, estranhamento e mundo contemporâneo

      Data: 21 de agosto (terça-feira)

      Horário: 19h

      Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632. Chácara primavera. Campinas). Telefone: (19) 3756-8000

      Mais informações:http://www.cpflcultura.com.br/2012/07/25/cafe-filosofico-especial-fronteiras-do-pensamento/



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •