• NOTICIAS

      15/08/2012 | Teatro Liceu em Campinas

      Últimas apresentações do Grupo TAPA serão sábado (18) e domingo (19) no Teatro Liceu em Campinas.

       

      O espetáculo Alguns Blues do Tennessee, do consagrado Grupo TAPA, que ficou em cartaz em curta temporada, no Teatro Liceu, em Campinas, se encerra neste final de semana.  As apresentações serão sábado (18) às 21 horas e no domingo (19), às 19 horas.

       

      Resultado de dois anos de pesquisas, estudos e traduções do grupo, o espetáculo estreou em 2011 e celebra o centenário do dramaturgo americano Tennessee Williams.

       

      As peças O Quarto Escuro (1939), Verão no Lago (1939) e A Dama da Loção Antipiolho (1942) compõem a encenação. A primeira traz uma entrevista de uma assistente social com uma mãe que tem o filho que não sai do quarto escuro. A segunda retrata um adolescente que vai passar uns dias em uma casa de verão com sua uma mãe abandonada pelo marido e a empregada. A última mostra um escritor em início de carreira que se inspira em outras pessoas para escrever suas obras, como uma prostituta e a dona da pensão em que vive. Todas as histórias incluem personagens em crise diante de seus dilemas.

       

      “Essas obras do Tennessee Williams não são tão conhecidas no Brasil, entretanto, já mostram qualidades que marcariam suas tramas futuras como em Um Bonde Chamado Desejo. São marcas que estão no estágio embrionário”, conta o diretor Eduardo Tolentino de Araújo.

       

      O título da montagem se inspira no blues, estilo musical conhecido por melodias geradas pelo puro improviso. “A montagem é formada por pequenos improvisos, uma música que vai direto ao cerne das questões humanas”, diz Tolentino. 

       

      É a primeira vez que o Grupo TAPA trabalha com textos de Tennessee Williams. “Esse autor tem uma variação temática, uma obra com exercício de linguagem, um verdadeiro bisturi na alma humana” explica o diretor. 

       

      O espetáculo estreou com a mostra de verão do Tapa no Viga Espaço Cênico em 2011, fez três temporadas e 30 apresentações em CEUs da prefeitura de São Paulo. O grupo fez parte de um projeto sobre o centenário do autor americano, ação que gerará a publicação de quatro livros pela É Realizações Editora. O primeiro volume, Mr. Paradise e Outras Histórias em Um Ato, saiu em 2011. O segundo será lançado em breve com o título 27 Carretas Cheias de Algodão e Outras Peças em Um Ato.

       

       

       

      Grupo TAPA

       

      Referência não só em teatro, mas na cultura brasileira contemporânea, o Grupo TAPA foi criado em 1979 e já realizou mais de 40 espetáculos. Desde sua criação, tem mantido o projeto de uma companhia de teatro de repertório.

       

      Pelas mãos talentosas de Eduardo Tolentino de Araújo, seu diretor artístico, plateias brasileiras e internacionais tiveram a oportunidade de absorver as narrativas cênicas constituídas de densidade dramática e força poética, em peças de Nelson Rodrigues, Arthur Azevedo, Oduvaldo Vianna Filho, Plínio Marcos, Domingos de Oliveira, Jorge Andrade, William Shakespeare, August Strindberg, Luigi Pirandello, Tennessee Williams, entre tantos outros.

       

      O Grupo TAPA já recebeu mais de 80 prêmios, o último este ano: Prêmio Shell - categoria especial pela defesa da política de repertório no projeto Repertório de Verão (composto por 9 peças, entre elas Alguns Blues do Tennessee). 

       

      No elenco, Conrado Sardinha, Isabella Lemos, Kadi Moreno e Rita Giovanna. A classificação etária é 14 anos.

       

       

       

      Serviço:

       

      Espetáculo: Alguns Blues do Tennessee 

      Local: Teatro Liceu. Rua Baronesa Geraldo Resende, 330, bairro Guanabara – Campinas. (19) 3744-6823

      Datas: 17, 18 e 19 de agosto 

      Horário: sexta e sábado, às 21 horas; domingo, às 19 horas 

      Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

      Expediente da bilheteria: 03 (três) horas antes do espetáculo

      Acesso universal - ar condicionado - Aceita dinheiro e todos os cartões

      Ingressos antecipados: www.ingressorapido.com.br e telefone 4003-1212

      Estacionamento no local



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •