• NOTICIAS

      16/08/2012 | Colégios Coração de Jesus e Madre Cecília

      Colégios de Campinas divulgam o Dia do Folclore com brincadeiras antigas

      Brinquedoteca folclórica e campeonato de pipas são as atrações preparadas pelos colégios Coração de Jesus e Madre Cecília, de Campinas, para que os alunos celebrem o Dia do Folclore Nacional comemorado em 22 de agosto. Experiências visam resgatar a cultura brasileira e apresentar aos estudantes histórias, brincadeiras e danças vivenciadas por seus pais e avôs.

      Alunos dos colégios Sagrado Coração de Jesus e Madre Cecília, de Campinas, serão transportados para um mundo de brincadeiras, lendas e personagens curiosos de nossa cultura. Para celebrar o Dia do Folclore, que é comemorado em 22 de agosto, as instituições de ensino prepararam atividades especiais para que as crianças possam vivenciar o mesmo que seus pais e avôs fizeram na infância. Além de conhecerem figuras como o Saci-Pererê, a Mula sem cabeça, o Curupira e o Boitatá, as crianças poderão se divertir em uma brinquedoteca folclórica e em um campeonato de pipas.

      “A ideia é criar um momento de brincadeira para uma geração que já nasceu conectada com a tecnologia, mas que não teve a oportunidade de vivenciar muitas de nossas experiências. São atividades práticas que permitem o convívio entre os estudantes e uma integração com os pais, além  de muito aprendizado, já que eles passam a lidar com os sentimentos de ganho  e perda”, explica a professora de artes do Coração de Jesus Maricel Fermoselli, uma das responsáveis pela confecção de brinquedos folclóricos..

       

      A partir de sexta-feira, dia 17, os 400 alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Coração de Jesus, da 2ª a 5ª série, poderão usufruir de uma brinquedoteca folclórica com peças desenvolvidas por eles próprios em sala de aula, como a peteca, o balangandã e o bilboquê. “Teremos também o elástico, as 5 Marias, a corda e atividades como o trava-língua e o adivinha. Nos horários de entrada das aulas, no intervalo e na saída os alunos poderão utilizar esses brinquedos para se divertirem dentro do colégio”, conta Rosmary Von Zuben Capovilla, coordenadora do Ensino Fundamental 1.

      Campeonato de Pipas

      No sábado (18), pais e alunos do Colégio Madre Cecília participarão de uma atividade diferente, com o 1° Campeonato de Pipas. As  atividade do campeonato incluem a leitura e interpretação do texto O menino e a pipa; o resgate das brincadeiras dos pais por meio de desenhos e fotos em sala de aula; a pesquisa sobre os diversos nomes das pipas, no Laboratório de informática; um projeto de montagem das pipas utilizando matemática; a criação de um folder com as regras de segurança para soltar pipas e eleição da maior e da menor pipa, da mais colorida e da mais inusitada..

       

      As atividades folclóricas serão estendidas durante todo o mês de agosto. Entre os alunos da Educação Infantil do Coração de Jesus, a semana terá a confecção de painéis e contato com os personagens mais marcantes do folclore brasileiro. No Dia do Folclore Nacional (22), a coordenadora Rosana Calvo fará uma interpretação da lenda da Vitória-régia para as crianças. “Essa é uma atividade que as envolve bastante, já toco, no violão, uma música que criei especificamente para acompanhar a história”, destaca Rosana.

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •