• NOTICIAS

      28/08/2012 | APAS - De Olho na Validade

      Campanha “De Olho na Validade” inspira supermercadistas de outros estados

      Associações de Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás já criaram ações seguindo o modelo desenvolvido pela APAS em São Paulo

      O consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas dos supermercados paulistas tem direito a receber gratuitamente o mesmo produto ou similar com a data correta de validade. Este é o principal objetivo da Campanha “De Olho na Validade”, lançada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em outubro do ano passado, e que vem servindo de exemplo para todo o país.

      A APAS foi pioneira na medida em que visa educar o consumidor para a prática de verificar as informações dos produtos. Mais sete estados brasileiros – Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás – criaram ações inspiradas na campanha. Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe, em breve, também devem implantá-la. “A campanha é educativa tanto para o consumidor quanto para os supermercados. Com esta iniciativa, é possível aprimorar o mecanismo de controle e o consumidor tem uma compensação imediata. São ações favoráveis ao cliente com melhorias na prestação do serviço”, afirma o presidente da APAS João Galassi.

      O vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da entidade, Marcio Milan, informa que a intenção é eliminar de vez a comercialização de produtos vencidos nas lojas. “Quando o consumidor encontra um produto vencido, a gente agradece e, como gesto de recompensa, leva um produto novo sem pagar”, explica Milan, destacando que o consumidor, ao olhar o produto, também começa a prestar atenção nos rótulos para verificar outros componentes, como a quantidade de gordura trans e outros ingredientes.

      Além dos consumidores, os funcionários das lojas ampliaram o controle dos produtos perecíveis de maneira geral. “Eles são treinados para verificar se as datas de vencimentos dos produtos estão próximas e os retiram da área de vendas. Esse procedimento é feito diariamente, antes da abertura da loja”.

      Histórico da campanha - A Campanha “De Olho na Validade” é uma iniciativa da APAS e foi concretizada a partir das discussões promovidas pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, com o apoio da Fundação Procon-SP e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). O objetivo é incentivar uma atenção maior do fornecedor, que proporcionará outro item gratuitamente, e do consumidor, que será estimulado a observar a informação.

       

      As lojas participantes desta campanha são identificadas por meio de cartazes. A campanha é válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de venda (antes de passar pelo caixa). Se a loja não possuir o mesmo produto, deverá entregar um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido receberá a mesma quantidade de produtos.

      Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

       

      Visite nosso site www.portalapas.org.br

      Siga-nos no Twitter www.twitter.com/infoapas

      Siga-nos no Facebook www.facebook.com/portal.apas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •