• NOTICIAS

      12/09/2012 | Galleria Gourmet edição 2012

      Galleria Gourmet reunirá chefs estrelados e novidades na edição 2012 

       

      Ciclo de aulas-show com profissionais renomados contará este ano com workshops abertos aos clientes e apresentações para os chefs mirins

       

      O Galleria Shopping, em Campinas, realiza a partir do dia 13 de setembro, quinta-feira, a quarta edição do Galleria Gourmet com duas importantes novidades. Além de reunir chefs renomados em exclusivas aulas-shows seguidas de degustação para convidados, o evento contará também com workshops variados abertos aos clientes do shopping e apresentações voltadas ao público infantil.

       

      “O Galleria Gourmet cresceu e ficou muito mais abrangente. Este ano, além das aulas-shows para os convidados às terças e quintas-feiras à noite, teremos workshops durante as tardes de quarta-feira e divertidas aulas para crianças aos sábados, garantindo entretenimento e cultura para a família inteira”, afirma a gerente de marketing do shopping, Alessandra Furtado.

       

      A programação das aulas-shows começa no dia 13 com a chef Renata Braune, do restaurante Chef Rouge, de São Paulo, e seguirá com Lourdes Bottura (Badebec, 18/09), o trio Luciano Pollarini, Giuseppe Giacalone e Francesca Romana (Maremonti, 20/09), Francisco Farah (Eñe Restaurante, 25/09), Raimundo Gonçalves (Kilimanjaro, 27/09), Francisco Pinheiro (General Prime Burger, 02/10), Raphael Despiriti (Marcel, 04/10) e Viviane Gonçalves (Chef Vivi, 09/10).

       

      As aulas-shows, para grupos de 40 convidados cada, acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, em um cenário montado especialmente para o evento no Palco Central, em meio aos famosos jardins do shopping. Com ambientação assinada pela arquiteta Paula Pilla e pela decoradora Raquel Mansur Ruiz, o espaço será equipado com uma cozinha totalmente automatizada.

       

      Os profissionais comandarão um verdadeiro show para os seletos convidados do shopping. Os grupos acompanharão a preparação de um cardápio completo, seguida de degustação. Como haverá um limite de 40 pessoas por encontro, a proximidade com o palestrante será grande, favorecendo a interação com o público.

       

      Paralelamente, serão realizados os workshops abertos aos clientes do Galleria, nas tardes de quarta-feira, sempre das 16h às 18h, abordando temas variados. Samara Grossi (19/09) ensinará “Como arrumar sua mesa formal e informal”; Leila D (26/09) abordará o tema “Comidinhas rápidas para receber os amigos”; a equipe do restaurante Gendai (03/10) demonstrará sobre o “Preparo de Sushi”, enquanto Fernanda Yokoyama (10/10) ensinará a preparar “Papinhas Gourmet para Bebês”.

       

      A programação do Gourmezinho 2012, voltada para as crianças, também será bastante variada. Sarah Martins (IGA, 15/09) ensinará os pequenos a prepararem panquecas de frutas; a mesma chef retornará ao shopping em 22/09 para ensinar a preparar “Ratos de Casaca” e no dia 06/10 com “Surpresa de Morango”. No dia 29/09, Tatiana Duarte (Quituteria) ensinará os chefs mirins a prepararem deliciosos Cupcakes. As aulas do Gourmezinho acontecerão em três turmas, às 15h, 16h e 17h.

       

      Tanto para os workshops como para o Gourmezinho, será necessário fazer inscrição prévia através da página do shopping no Facebook. As vagas, gratuitas, serão preenchidas por ordem de inscrição na rede social. Recomenda-se chegar 30 minutos antes do horário marcado para início das aulas. Para os workshops serão 40 vagas por horário. Para a programação infantil do Gourmezinho serão 30 crianças por horário.

       

      O Galleria Gourmet é organizado pela agência Merko Eventos, de Campinas. A edição 2012 tem patrocínio da GE, Elgin e Chandon. Apoio: Artzzi, Lumini – Projetos Luminosos, Mistral, Polishop e Versato Revestimentos.

       

      Conheça os chefs do Galleria Gourmet 2012 e seus cardápios

       

      13/09 – Renata Braune – Chef Rouge

      Entrada: Salada de feijão branco com legumes confit e ceviche de peixes (apresentado em taça, servido em mini copos) 

      Principal: Arroz de polvo com alho poró frito 

      Sobremesa: Mouse de queijo de cabra com crumble de castanha do para e Figo ramy e aceto reduzido

      Quem é: Formada pela Ecole Cordon Bleu, em 1991; chef consultora do bistrô Chef Rouge por 17 anos e atualmente, chef executiva do grupo Noah – hotéis, eventos e catering; nos últimos 20 anos também atuou na implantação de restaurantes e hotéis no país. Enóloga formada pela ABS e SBAV. É autora e coautora dos livros “O que é Gastronomia” e “O que é Enologia”.

       

      18/09 – Lourdes Bottura – Badebec

      Entrada: Verdes variados com tempurá de figos.

      Principal: Arroz basmati com castanhas tostadas e Fritada de carne seca.

      Sobremesa: Creme de mascarpone com doce de leite e frutas vermelhas.

      Quem é: Formada em artes plásticas, Lourdes Bottura sempre teve a gastronomia em sua vida como hobby, mas em um determinado momento da vida, receber os amigos e cozinhar para os parentes não era mais suficiente. Foi então que Lourdes encontrou a Escola de Culinária Wilma Kovesi, onde fez seu primeiro curso de cozinha francesa com o chef Emmanuel Bassoleil, responsável por despertar o desejo e o sentimento de que podia fazer da gastronomia sua profissão. Intensificou o trabalho de pesquisa e se aprimorou durante viagens gastronômicas e cursos com chefs renomados e então abriu seu primeiro restaurante. Hoje Lourdes Bottura deixou de ser apenas chef, assumiu as rédeas de seus negócios e criou o Grupo Badebec, que compreende três restaurantes Badebec (Badebec Galleria, Badebec Market Place e Badebec Sheraton), dois restaurantes de praça de alimentação – o Babiló, além do Buffet Badebec. Com muito trabalho, Lourdes conquistou o empresário João Dória Jr. e se tornou indispensável nos eventos da Casa Cor e hoje o Badebec já participa há oito anos do evento como o restaurante principal da mostra.

       

      20/09 – Luciana Pollarini, Giuseppe Giacalone e Francesca Romana – Maremonti

      Entrada: Cannelloni di Ricotta e Mortadella de Bologna, por Luciano Pollarini

      Principal: Rotollinni di Carni Ripieno (Prato típico da região da Sicília), por Giuseppe Giacalone

      Sobremesa: Parrozzo D'Abruzzo (torta de chocolate com amêndoas), por Francesca Romana

      Quem são: Luciano Pollarini – Nascido na Itália, foi chef do restaurante Arlequino, no Rio de Janeiro, e atualmente é chef salumieri do restaurante Maremonti dos Jardins, em São Paulo. Giuseppe Giacalone – Também nascido na Itália, possui diploma de licença superior pelo Istituto Professionale Sui Servizi Dell´Alberghieri e Ristorativi), em Palermo, Itália. Foi Sous-chef do Coq d’Argent, na França e chef do Nonno Ruggero, do Grupo Fasano, em São Paulo. Atual chef do Maremonti Jardins, em São Paulo. Francesca Romana – Nascida na Itália, foi chef do Orsomarso Ristorante, na cidade de Abruzzo. Atual chef do Maremonti da Riviera de São Lourenço.

       

      25/09 – Chico Farah – Eñe Restaurante

      Entrada: Ostra em sua pérola vermelha

      Principal: Arroz negro meloso com camarões, lula e um leve toque de alho.

      Sobremesa: Crema Catalana 

      Quem é: Nascido no interior de São Paulo, Francisco Farah, mais conhecido como Chico, tem apenas 24 anos e já lidera com bastante propriedade o dia a dia do Eñe Restaurante. O interesse pela gastronomia surgiu cedo. Mesmo sem influencia familiar, Chico desde pequeno já questionava a origem de determinados alimentos e buscava respostas nos livros sobre gastronomia e história dos alimentos. Cursou Cozinha Internacional do Senac, em paralelo ao curso de administração na FAAP. Seu primeiro contato com gastronomia foi no Eñe e durou dois anos. Essa experiência lhe deu condições de passar uma temporada na Espanha. Lá, teve oportunidade de trabalhar com Pedro Subijana, do Akelarre, e com Martín Berasategui, chefs com três estrelas no Guia Michelin. Após vivenciar cozinhas internacionais, Chico retornou ao Brasil e ao Eñe. Desta vez, como sous-chef e, em 2011, assume o posto de chef executivo. Chico acredita que “comida deve ser confortável, além disso, o cliente tem que olhar a apresentação do prato e querer saboreá-lo”. É com essa premissa que ele dá continuidade ao trabalho de Sérgio e Javier para trazer ao Eñe, São Paulo, o mesmo padrão de qualidade do Dos Cielos, Barcelona. 

       

      27/09 – Raimundo Gonçalves – Kilimanjaro

      Entrada: Salada de grãos com camarões

      Principal: Robalo Provençal com Coucous Marroquino

      Sobremesa: Kili Love (maçã e peras caramelizadas)

      Quem é: Formado pela Universidade de Gastronomia Italiana de Caxias (RS), em Cozinha Contemporânea Italiana, e certificado pelo SENAC nos seguintes cursos: Cozinheiro chefe, Cozinha fria garde manger, Salcier, Cozinha tailandesa, Cozinha light e diet, Cozinha quente. Participações em Feiras de alimentação, Seminários de gastronomia, participação em programa de culinária, como o Bom Gourmet na, na TV Bandeirantes. Trabalhou por dez anos como Cozinheiro Líder, chefe de partida e subchefe do Hothon Palace Hotéis, Chefe de cozinha do Ibiúna Park hotel por dois anos e sub-chefe do Paulista Plaza Hotel em 2000. Atualmente é chefe de cozinha do restaurante Kilimanjaro no Galleria Shopping.

       

      02/10 – Francisco Pinheiro – General Prime Burger 

      Entrada: Nhoque frito com molho picante e Fondant de queijo

      Principal: Hambúrguer gourmet no prato sem pão, chips de batatas, confit de tomate e mussarela de búfala

      Sobremesa: Torta de queijo com couli de framboesa

      Quem é: Francisco Pinheiro começou a trabalhar com padaria e confeitaria aos 12 anos e, aos 19, chefiava o primeiro restaurante, o Le Bistrot, em Taubaté. Foi para o restaurante Barroso, em Campos do Jordão, e, em 2003, participou do concurso “Jovens Talentos da cozinha regional brasileira”. Ganhou o concurso e a oportunidade de estagiar no Paul Bocusi. Após seis meses, de volta para o Brasil, trabalhou durante cinco anos com o chef da escola Laurent, em SP, e seguiu carreira no General Prime Burger.

       

      04/10 – Rafael Despirite – Marcel

      Entrada: Tartare de atum, emulsão de maças verdes e creme de limão siciliano

      Principal: Magret de Canard, redução de vinho tinto com purê de mandioquinhas e chips de cará

      Sobremesa: Souflé de goiabada

      Quem é: Raphael Despirite iniciou sua carreira gastronômica ao 14 anos de idade como ajudante de cozinha nos bastidores do restaurante de sua família, o Marcel, um dos mais tradicionais restaurantes franceses de São Paulo, com 56 anos de história. Foi então estudar na França e se formou na École Ritz Escoffier, escola de gastronomia do renomado Hotel Ritz, de Paris. Em Portugal, trabalhou com o chef Vitor Sobral, referência no país. Eleito Chef Revelação pela revista Prazeres da Mesa em 2007, Raphael faz uma cozinha focada no estudo de novos produtos, aliando conhecimentos de biologia e botânica às técnicas da cozinha moderna. É pesquisador inquieto e cozinheiro apaixonado.

       

      09/10 – Viviane Gonçalves – Chef Vivi

      Entrada: Palmito pupunha assado, figo ao forno com melaço de romã, queijo de cabra queimado no maçarico e molho de beterraba; brotos orgânicos mais mix de flores

      Principal: Confit de pato em baixa temperatura; purê de abóbora japonesa, com redução de laranja e especiarias

      Sobremesa: Pavê de amêndoas com fios de caramelo

      Quem é: Vivi já tinha paixão por cozinha muito tempo antes dos termos "gastronomia" e "chefe de cozinha" se tornarem tão populares. E nesses muitos anos de experiência, talvez o maior desafio em sua carreira tenha sido montar um restaurante na China. O ano era 2004, e a cidade de Pequim começava a se organizar para as Olimpíadas. Para se preparar para tal empreitada, Vivi passou seis anos na Inglaterra, entre Londres e Bristol. Estudou "Catering & Hospitality" no City of Bristol College e trabalhou como sous-chef no badalado restaurante "Bocanova". A história de seu restaurante "Alameda" em Pequim foi de enorme sucesso. Recebeu por três anos consecutivos, através de uma premiação realizada pela revista That's Beijing, os títulos de: Melhor Restaurante, Melhor Chef, Melhor Serviço, entre outros. Em 2010, após dez anos morando fora, Vivi retorna ao Brasil. Já na cidade de São Paulo, teve a grande oportunidade de passar uma breve temporada, estagiando nos prestigiados restaurantes "Maní" e "D.O.M". Agora com seu novo restaurante, "Chef Vivi", instalado no bairro que considera o mais charmoso, a Vila Madalena, Vivi tem de novo um grande desafio pela frente: encarar a inventiva e premiada gastronomia da cidade de São Paulo.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •