• NOTICIAS

      23/10/2012 | ABAL Campinas - Encontro Musical - 26/10

      Pianista, tenor e soprano fazem Giro pela Música Erudita do Mundo no palco da ABAL-Campinas

      A ABAL Campinas apresenta nesta sexta-feira, 26 de outubro, às 20 horas, no auditório da Associação Campineira de Imprensa, (rua Barreto Leme, 1479, Centro, ao lado da Prefeitura) um programa lírico com três convidados da cena lírica paulistana, a soprano Roseane Soares, o tenor Job Vinci e a pianista Yramaia Felix. Neste recital, que faz parte da série Encontros Musicais, teremos diversos estilos musicais, canções brasileiras, canções em solo de piano, canções antigas italianas, lied e trechos de ópera. O repertório completo traz destaques como: Quem Sabe?! e Suspiro d’alma(Carlos Gomes), ária (Cantiga) das Bachianas Brasileiras Nº 4 - H. Villa-Lobos; La promessa (G. Rossini), Per pietà bell'idol mio (V. Bellini), Malinconia, Ninfa gentile e Vanne, o rosa fortunata (V. Bellini); Fantasia Op 28 - 1º mov – (F. Mendelssohn); o dueto: In der nacht - R. Schumann; árias Ach, ich fühl's e Dies bildnis ist bezaubernd Schön, A Flauta Mágica, (W. A. Mozart); Momento Musical Op 16 Nº 3 - S. Rachmaninoff; ária O mio babbino caro, (G. Puccini), ária Una furtiva lagrima - O elixir do amor (G. Donizetti), e os duetos Parigi, o cara e Brindisi – La Traviata (G. Verdi)



      O soprano Roseane Soares é graduada em Educação Artística, (Artes Cênicas) pela Universidade São Judas Tadeu. Iniciou os estudos musicais em 2005, cursando violão erudito na atual Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim. Em 2008 decidiu cursar o canto lírico na Escola Municipal de Música de São Paulo, sob orientação de Elenis Guimarães e Aída Machado. Orientada por Achille Picchi fez preparação de repertório e interpretação e cursou Música de Câmara com Ricardo Peres. Atualmente estuda canto lírico com o soprano Laura de Souza. Participou do IX Festival de Música de Ourinhos, SP, na classe de canto lírico, orientada por Adélia Issa. Regida pelo maestro Júlio Medaglia, como coralista cantou o “Glória”, de Vivaldi. Esteve também nos XI e XII Festival Música nas Montanhas, Poços de Caldas, MG, na classe de Estúdio Ópera, sob orientação de Regina Elena Mesquita. Como bolsista do 41º Festival Internacional de Campos do Jordão, foi aluna da classe de Canto Lírico sob orientação do soprano italiano Barbara Zanichelli e teve aulas de Música de Câmara com Ricardo Ballestero. Foi solista no concerto de estreia da Orquestra da Escola Municipal de Música, sob regência de Ricardo Bologna. Sob a regência de João Mauricio Galindo interpretou o “Glória”, de A. Vivaldi, apresentando-se na Sala São Paulo e no Teatro Procópio Ferreira, de Tatuí. Foi solista no oratório “The Messiah”, de G. F. Händel, sob a regência de Hermes Coelho. Com o espetáculo “Corpo vivo: o carrossel das espécies”, dirigido por Ivaldo Bertazzo, apresentou-se nos Teatro Municipal de Cabo Frio, RJ e Teatro Carlos Gomes, ES. Foi solista nas óperas Le nozze di Figaro, de W. A. Mozart, dirigida por Eloísa Baldin, interpretando Cherubino e em Gianni Schicchi, de G. Puccini, dirigida por Regina Elena Mesquita, com a personagem La Ciesca. Com a classe de Ópera Estúdio da EMESP, sob direção de Mauro Wrona, interpretou as personagens Papagena e Pamina, em Die Zauberflöte, de W. A. Mozart. Em récita no 42º Festival Internacional de Campos do Jordão, interpretou a personagem Pamina, em Die Zauberflöte, de W. A. Mozart, sob regência de Emiliano Patarra.

      Natural de São Paulo, Job Vinci é um tenor lírico leve e começou seus estudos em técnica vocal com o professor e contratenor Marcelo Maciel, no conservatório Nossa Senhora de Fátima. Durante os anos de 2008 e 2009 fez aulas particulares com o professor Caio Ferraz e aulas no Conservatório Brooklin com o barítono Moisés Téssalo. Em 2010 ingressou numa das principais escolas de música do país, a EMMSP (Escola Municipal de Música de São Paulo) onde faz aulas de técnica vocal com Caio Ferraz. Já fez parte do coral Nossa Senhora de Fátima. Hoje colabora no Coral Exsultate, com direção musical do maestro Hermes Coelho. Tem se apresentado em concertos, montagens musicais e casamentos em São Paulo, Jundiai, Campinas e região. Integrou o coro lírico junto à orquestra Sinfônica do Teatro São Pedro de São Paulo, na abertura da temporada 2010, na apresentação de trechos de Óperas de Carlos Gomes, sob regência de Roberto Duarte e preparação vocal de Mara Campos. Já se apresentou como Tamino na Pocket Ópera A Flauta Mágica, sob direção de Laura de Souza e também como solista na Missa em Ré Maior, de Dvorak, com regência de Hermes Coelho. Foi solista e coralista em “The Messiah” de Händel, com regência de Hermes Coelho, orquestra Sinfônica de Americana e os coros Ars Musicalis e Exsultate. Com o coral jovem da EMMSP, sob regência do maestro Jorge Tadeu, cantou trechos da Missa para voz e órgão de Savino De Benedictis, no Centro Cultural de São Paulo. Em 2012 tem se apresentado junto à orquestra de câmara Ars Musicalis com regência de Hermes Coelho, no projeto “Retratos do Brasil - através de canções e modinhas”, com realização do SESI na capital e em diversas cidades do interior de São Paulo. Recentemente foi solista na “Grande Missa em Do menor”, de W. A. Mozart, junto à orquestra de câmara e coral Ars Musicalis e canto coral Exsultate, sob regência do maestro Hermes Coelho, no Festival de Música Sacra de Campinas 2012. Participou de masterclasses dos professores e cantores Luiz Tenaglia e Juvenal de Moura. Em agosto de 2010 foi selecionado e participou da primeira fase do programa Prelúdio, transmitido pela TV Cultura. Em novembro de 2011 foi finalista do XVII concurso OSPA para jovens Solistas, regentes e compositores. Em Janeiro de 2012, participou da 30ª Oficina de Música de Curitiba, integrando os dois elencos da Ópera Studio de “Uma Flauta Mágica”, cantando o papel de Monostatos. Em Maio e Junho de 2012, participou do quadro Estilos do programa Tudo É Possível da rede Record de televisão, com apresentação de Ana Hickmann.

      Yramaia Felix, natural de São Paulo, iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade. Aos 9 anos tocou para o pianista Sam Rotman. Foi pianista da Orquestra Experimental do Conservatório Musical Beethoven (2008-2009), onde em 2009 concluiu o Curso Técnico sob a orientação da Profª Elisângela Felix. Participou do Festival Música nas Montanhas em 2009, 2010 e 2011 com os professores Flávio Augusto, Gilberto Tinetti e Eduardo Monteiro. Também participou da Oficina de Música de Curitiba em 2012, onde teve aulas com Olga Kiun e Piotr Banasik (Polônia). Realizou masterclasses com Caio Pagano e Cristina Ortiz. Em julho de 2012 esteve em Ribeirão Preto fazendo parte do III Encontro Internacional de Músicos da USP, e dos masterclasses de correpetição com o pianista americano David Severston. Em 2011 realizou um recital solo no MuBE (São Paulo). Atua como professora de piano e pianista colaborador de Coros e cantores solistas. Atualmente está concluindo o curso de Bacharelado na Universidade Cruzeiro do Sul, sob orientação do Prof. Ms. Said Tuma.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •