• NOTICIAS

      29/11/2012 | Dreison Santini - Arquiteto

      Dreison Santini faz da arquitetura uma forma de arte

      Inspirado pela arte e com senso estético apurado, o arquiteto Dreison Santini é especialista em criar a simbiose entre a arte e a arquitetura, acrescentando à fria racionalidade de vigas, lajes e pilares os desenhos mais diversos. Seus projetos arquitetônicos são verdadeiras esculturas.

      "Todos os elementos podem assumir formas escultóricas sem abrir mão da arquitetura de qualidade", ensina o profissional em uma das 160 páginas de seu livro Dreison Santini  Arquitetura, lançado recentemente e que compila 31 projetos e anteprojetos desenvolvidos os últimos 10 anos. A obra é ilustrada com aproximadamente 200 fotografias feitas pelos profissionais Douglas Fagundes, Leandro Farchi, Gilberto Campos e Marco Tiê. A arquitetura precisa ter personalidade porque ela é forçosamente marcante. A partir do momento em que ela ocupa um espaço na paisagem e, se puder ser plasticamente interessante, melhor, diz.

      Os desenhos, que sempre proporcionaram mais prazer na rotina de trabalho do arquiteto, são feitos a mão. São eles, os desenhos, junto com as plantas, é que nortearão, depois, a maquete eletrônica.

      As esculturas destacam-se bem nos pilares de sustentação.  Em uma casa em Vinhedo, cujo cliente é um preparador  físico, por exemplo, e que ilustra a capa de seu livro, Dreison criou um pilar que sustenta a laje do hall de entrada e é uma escultura alusiva à carreira do morador. Em outra casa, também naquela cidade, ele criou um desenho estrutural alongado, que sugere uma nave. Como o terreno é de esquina e havia a necessidade de proteção solar, fiz um elemento estrutural que funciona como quebra-sol e acabou definindo a estética da casa, explica.

      Em um imóvel em Campinas a estrutura de fechamento lateral, que seria uma caixa que esconde o telhado, se transformou em uma escultura de aço, textura e pastilhas e faz o apoio frontal da casa, junto ao hall de entrada. Em outro, uma escultura em baixo-relevo de uma árvore, feita com pedras filetadas, na fachada, foi a inspiração de todo o projeto arquitetônico.

      Além dos os pilares esculturais, também são marcas registradas de Dreison Santini os grandes vãos estruturais, as belíssimas portas de aço e os elementos de arte sempre presentes em seus projetos. As esquadrias de alumínio e vidro também são recorrentes em seus trabalhos, por serem materiais de fácil manutenção e extremamente duráveis.

      Uma das preocupações do profissional é a sustentabilidade. Por isso, em seus projetos, sempre podem ser encontrados interessantes incentivos ao uso de energia solar e ao reuso da água de chuva com captação em tanques subterrâneos e redistribuição de redes.

      De seus projetos constam, inclusive, a implantação de uma horta comunitária e piso ecológico para os calçamentos internos, uso de madeira certificada, e até a utilização, de forma inédita, de uma forração de gramínia na cobertura de uma portaria de um condomínio. Dreison é autor de mais de 350 projetos arquitetônicos residenciais e corporativos executados apenas na região de Campinas. Mas seu trabalho também pode ser visto em São José dos Campos, Barretos, Ribeirão Preto, Araras, São José do Rio Preto, Fernandópolis e na capital paulista.

       
       
      Sobre Dreison Santini
      Formado em Arquitetura pela Universidade Brás Cubas em 1979 e especializado em Arquitetura Hospitalar, Urbanismo e Paisagismo pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Centro de Estudo e Pesquisa em Agronegócio (CEPAN), Dreison atua no mercado há 28 anos, 10 dos quais em Campinas. Seu trabalho é definido como arquitetura moderna que busca a exploração da forma como expressão artística.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •