• NOTICIAS

      30/11/2012 | Iguatemi vence 6º Prêmio Ação pela Água

      Iguatemi Campinas vence 6º Prêmio Ação pela Água

      Shopping Iguatemi Campinas foi o primeiro colocado na categoria Iniciativa Privada devido a projeto de reuso de água

       

      O Iguatemi Campinas é um dos vencedores do 6º Prêmio Ação pela Água do Consórcio Intermunicipal dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), cuja solenidade de premiação foi realizada na noite de terça-feira, 27 de novembro, em Americana, com a presença de 400 pessoas. O shopping recebeu a primeira colocação na categoria “Iniciativa Privada – Temário Reuso da Água”, pelo importante trabalho que vem sendo realizado desde 2010, quando foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto do empreendimento.

       

      Considerada uma das mais modernas da América Latina, a Estação de Tratamento de Esgoto do Iguatemi Campinas foi instalada com o objetivo de reduzir o volume de efluentes lançados na rede pública e o consumo de água potável.

       

      Isso ocorre através do tratamento de parte do esgoto descartado pelo shopping para produção de água de reuso, que é utilizada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, arrefecimento de telhados e torres de resfriamento. Mensalmente, o shopping deixa de lançar 9 milhões de litros de esgoto no meio ambiente e de consumir 9 milhões de litros de água potável. Além disso, através do arrefecimento de telhados, espera-se obter redução de 20% no consumo de energia do sistema de ar condicionado do empreendimento.

       

      O projeto foi realizado em parceria com a General Water S.A., empresa privada sediada em São Paulo e líder no setor de Gestão de Recursos Hídricos para grandes consumidores, responsável pela instalação, operação e manutenção do sistema, além da aprovação do projeto na CETESB.

      A premiação foi recebida pelo gerente de manutenção do Iguatemi Campinas, Eduardo Mancin. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que só nos incentiva a continuar trabalhando em prol da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos disponíveis na bacia do PCJ”, afirmou Mancin.

      Ele conta que essa preocupação, aliada à determinação da Iguatemi Empresa de Shopping Centers em manter uma política ambientalmente sustentável, resultou em um projeto financeiramente rentável e de forte cunho social, deixando os recursos hídricos municipais disponíveis para a população. “O desenvolvimento tecnológico obtido no projeto permitirá sua disseminação em diversos outros empreendimentos do grupo”, complementa.

               A primeira colocação na categoria obtida pelo projeto “Reuso de Água no Iguatemi Campinas” foi dividida com a AmBev, que inscreveu o projeto “Sistemas de reaproveitamento, recuperação e tecnologias para a redução do consumo de água”. Os demais finalistas eram as empresas Beiersdorf Nivea, Caterpillar e Honda

       

      Premiação

       

      O Prêmio Ação pela Água iniciou suas atividades em 2000, com o principal objetivo de reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

       

      Na edição de 2012, o Prêmio bateu recorde no envio de projetos, com o recebimento de 77 iniciativas. Dessas, 38 foram escolhidas para serem finalistas. Na última edição, em 2008, por exemplo, foram enviados 33 projetos, o que configura o Prêmio Ação Pela Água como uma das grandes premiações da área de recursos hídricos, considerado o Oscar da Água.

       

      O 6º Prêmio Ação pela Água conta com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, patrocínios do Buffet Claudia Porteiro e Invista, e os apoios da Agência Nacional de Águas, da Prefeitura Municipal de Americana, Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •