• NOTICIAS

      20/12/2012 | Posse dos Vereadores e Prefeito

      Posse de vereadores e prefeito começa às 10 horas do dia 1º de 2013

      A Câmara Municipal de Campinas abriga no dia primeiro de janeiro de 2013, a cerimônia de posse dos 33 vereadores, prefeito e vice-prefeito, eleitos para o mandato do período 2013-2016.

      A cerimônia de posse está prevista para começar às 10 horas no Plenário da Casa, sob a presidência do vereador Artur Orsi (PSDB) - o mais votado na eleição de outubro. Ele indicará os dois secretários que irão auxiliá-lo na condução da solenidade.

      Orsi fará a abertura oficial da sessão com a chamada de presença de cada um dos vereadores eleitos. Em seguida, procederá a tomada do compromisso solene individual, em que os eleitos assinam o termo de posse e fazem o juramento: “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do município, dentro das normas constitucionais”.

      Depois da posse dos vereadores, Artur Orsi inicia a cerimônia de posse do prefeito eleito Jonas Donizette, que assinará o livro da posse e fará o juramento solene. “Prometo exercer, com dedicação e lealdade, o cargo de prefeito, respeitando a lei e promovendo o bem geral do município”.

      Em seguida, Orsi fará o mesmo com o vice-prefeito eleito. Henrique Magalhães Teixeira. O prefeito empossado fará então um pronunciamento e em seguida será encerrada a cerimônia.


      ELEIÇÃO – Antes de encerrar a solenidade de posse, Orsi convocará os vereadores para a reunião em que será feita a eleição da Mesa Diretora e Corregedoria da Câmara para o biênio 2013-2014. A eleição deve começar uma hora depois da tomada de posse.

      Para a escolha da nova Mesa Diretora, cada vereador receberá uma cédula com os respectivos cargos - Presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários e Corregedor. A votação será aberta e nominal, efetuada em cédula própria, assinada, onde o vereador deverá indicar o nome do candidato a cada cargo.

      Na hipótese de qualquer dos candidatos não reunir a maioria absoluta (17 votos) dos votos do primeiro escrutínio, será realizado uma nova eleição para os cargos correspondentes, mas apenas entre os dois mais votados. Na apuração da eleição, os secretários farão a leitura das cédulas, na ordem de votação, proclamando em voz alta o resultado final. As candidaturas poderão ser feitas até antes do início da eleição.

      A Mesa Diretora eleita vai comandar a Câmara no período de 2013-2014.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •