• NOTICIAS

      28/12/2012 | Cloudes em Campinas

      IMA e CTI assinam convênio para soluções tecnológicas em nuvem

      A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) assinam nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro, convênio para desenvolvimento de sistemas de governo em nuvem.

       

      O objetivo da parceria é estabelecer um programa de cooperação, através do intercâmbio científico e tecnológico, com a finalidade de distribuir softwares especialmente voltados para automatizar a gestão dos serviços públicos numa estrutura em nuvem.

       

      Para tanto, as duas instituições poderão compartilhar atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, além de promoverem a absorção e transferência de tecnologias.

       

      A computação em nuvem possibilita acesso simultâneo e sob demanda, através da internet, a serviços de forma rápida e com custo muito mais baixo que as soluções tradicionais. Trata-se de um modelo esta sendo considerando pelo Governo Federal como tecnologia estratégica para o desenvolvimento do País.

       

      DIM

       

      A primeira experiência relativa ao convênio será a implantação do sistema de Dispensação Individualizada de Medicamentos (DIM), desenvolvido pela IMA e disponibilizado no Portal do Software Publico, em um ambiente de nuvem.

       

      O DIM é um sistema que permite identificar eletronicamente o paciente que retira medicamentos nas farmácias das unidades descentralizadas de uma rede de saúde, controlando a quantidade e o lote do produto.

       

      O sistema ainda dá baixa automática nos estoques e automatiza a escrituração dos registros obrigatórios no caso de medicamento sob controle.

       

      A sua implantação no município de Campinas gerou uma economia de cerca de 30% na aquisição de medicamentos, ao possibilitar a obtenção de informações precisas sobre os estoques e a melhora no gerenciamento da distribuição dos insumos.

       

      De acordo com o diretor técnico da IMA, Marcelo Pimenta, a disponibilização do DIM em nuvem é um marco importante para a empresa e para o mercado de softwares para administrações públicas.

       

      “A partir desta primeira experiência vamos ter capacidade de disponibilizar mais soluções e contribuir para a modernização da gestão publica no Brasil, principalmente prefeituras. O fato de fazermos isto em parceria com uma instituição conceituada como o CTI nos dá segurança de um trabalho avançado do ponto de vista tecnológico e com a qualidade e segurança necessárias", avalia Pimenta. A assinatura do convênio acontece no Auditório do CTI, às 10h.

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •