• NOTICIAS

      15/01/2013 | Verão pede refeições mais leves.

      Salada: um dos pratos mais pedidos no verão

      Verão pede refeições mais leves com peixes, frutas, grãos e verduras

      Na estação mais quente do ano, o consumo desses produtos, em especial dos pescados, aumenta 30% nas casas do Grupo Giovannetti de Choperias, em Campinas

      Com a chegada da estação mais quente do ano os hábitos alimentares dos brasileiros mudam em relação aos demais meses. A temperatura corporal aumenta nos dias de calor e, para mantê-la estável, transpiramos mais, eliminando água e nutrientes. Por esse motivo, a ingestão de líquidos deve ser redobrada. Além disso, o ideal é consumir alimentos leves e de fácil digestão que proporcionam sensação de disposição e bem-estar. Os restaurantes acompanham esta mudança de comportamento incrementando seus cardápios com receitas à base de frutas, verduras, peixes, legumes, aves e grãos.

      Nas três unidades do Grupo Giovannetti, em Campinas, foram acrescentados ao cardápio novos sabores, como o sanduíche de salmão cru com cream cheese, rúcula e shoyo, a coxinha de frango assada crocante e o escondidinho de bacalhau. Ao todo são cinco novos tipos de lanches, três porções quentes e uma fria.

      A nutricionista do Giovannetti, Fernanda Paes de Barros, explica que o consumo de saladas e dos pescados nesta época aumenta em média 30%. “Geralmente utilizamos de 8 a 10 pés de alface por dia somente na unidade Cambuí, mas no Verão esses números sobem para de 15 a 20”, explica.

      Por conta da demanda, o buffet de saladas da casa ganhou receitas à base de frutas variadas e grãos como o arroz negro e o trigo, bastante utilizado na culinária mediterrânea – fonte de inspiração para o menu de Verão. Os peixes passaram a figurar no cardápio do almoço, às terças e quintas. “Incluímos pescada amarela, robalo, tainha e atum às opções que já servíamos anteriormente como o linguado, o côngrio, o filé Saint Peter, o cação e o salmão”, afirma a nutricionista.

      O peixe é um alimento rico em proteínas, é pouco calórico e contém grande quantidade de minerais entre os quais o cálcio e fósforo, além de vitaminas. Algumas espécies como a sardinha, o atum e o bacalhau são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas, o nível de colesterol e o triglicérides. “Apesar de suas qualidades os pescados ainda são pouco consumidos no Brasil, algo em torno de 9 kg por habitante por ano, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 12 kg/habitante/ano”, explica Fernanda.

      A forma de preparo dos pratos de Verão também difere das demais. “Como as pessoas ficam mais preocupadas com a forma física neste período elas tendem a optar pelos grelhados e assados em detrimento das frituras. Até mesmo os recheios das nossas massas fechadas passam a ser preparados com ingredientes mais leves como o peito de peru e a mozzarella de búfala e incluímos frutas nos risotos e no preparo de algumas carnes. Já a estação de comida japonesa apresenta um aumento de 30% na procura”, diz ela.

      A especialista dá dicas para quem deseja curtir o Verão em forma e com muita disposição: “seguir uma dieta rica em fibras, minerais e vitaminas consumindo legumes, frutas, verduras, peixes e grãos e ingerir bastante líquido são fatores importantes, assim como preferir as carnes magras e fracionar as refeições. Para temperar as saladas prefira azeite, vinagre, limão e molhos leves à base de iogurte, mostarda, ervas, condimentos e temperos frescos. Algumas frutas como o melão, a melancia e o abacaxi contêm uma grande quantidade de água e devem constar das refeições diárias, mas, não podem substituir a água natural”, ensina.






  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •