• NOTICIAS

      12/03/2013 | Pró Música AO VIVO

      Campinas, 14 de março de 2013 – 20:30 horas
       

      apresenta


      QUINTETO DE CORDAS

      Igor Nogueira, violino I

      Ricardo Catamari, violino II

      Rafael de Mattos, viola

      Geneses Oliveira, violoncelo I

      Ismael Dantas, violoncelo II



      PROGRAMA

       

      Quinteto de Cordas em dó maior, D. 956, op. Posth.

      Franz Schubert (1797-1828)

       
      1.  Allegro ma non troppo

      2.  Adagio

      3.  Scherzo: presto – Trio: andante sostenuto

      4.  Allegreto – più presto

      O Quinteto de Cordas de Franz Schubert é um dos ícones da música de câmara. Foi composto dois meses antes da morte de Schubert, no verão de 1828. O compositor rejeita a tradição inaugurada por Mozart e segue os passos do violoncelista Boccherini ao optar por duplicar o violoncelo ao invés da viola, valorizando os registros mais graves. O violoncelo, que por muito tempo teve o seu papel limitado à prática do baixo-contínuo, ganha destaque ao receber várias partes melódicas.


      O quinteto inicia com um movimento allegro ma non troppo, com maravilhosos duetos entre os dois violoncelos e os violinos. No segundo movimento temos um adagio com uma leve melodia do 1º violino e variações do 2º cello. O terceiro movimento é um scherzo enérgico, acompanhado de um trio andante sostenuto com lindos solos. No quarto movimento um alegretto leve com variações e temas melódicos explorando todos os instrumentos finalizando em um brilhante piu presto.
       

      Os integrantes deste quinteto são profissionais de Campinas que desenvolvem um trabalho amplo tanto em música de câmara como em orquestras da região.
       

      IGOR NOGUEIRA, violino I, iniciou seus estudos aos 7 anos com a professora Shinobo Saito. Formado pela Academia da OSESP, sob a orientação instrumental do professor Davi Graton. Participou de vários Festivais, nas cidades de Poços de Caldas, Campos de Jordão e Recife. Participou de grupos e orquestras, como a Orquestra Municipal de Campinas, Sinfônica de Mogi Guaçu, Sinfônica Jovem de Mogi Mirim e Filarmônica de São Carlos, onde foi aprovado em 1º Lugar.

       

      RICARDO CAMATARI, violino II, iniciou seus estudos aos 8 anos de idade. Teve como professores Walter Finastto Ansante, Maria FernandaKrug e Cláudio Micheletti. Participou de Diversos Masterclasses. Foi integrante da Orquestra Jovem de Campinas – Unicamp, com a qual gravou um CD em 2005. Atualmente é Spalla da Orquestra de Câmara Musicalis de Campinas e integra o naipe dos Primeiros Violinos da Sinfônica de Limeira.

       

      RAFAEL DE MATTOS, viola, iniciou seus estudos aos 9 anos de idade no Conservatório de Tatui. Teve como professores Geraldo Olivieri Jr e Carlos Henrique Blassioli. Em 2009 ingressou no Curso de Bacharelado em Viola sob a orientação de Emerson Luís De Biaggi, na Unicamp. Em 2011 participou de uma orquestra de cordas formada por alunos da Unicamp e da Monash University,Austrália. Desde 2010 é integrante da Orquestra Jovem de Paulínia. Em 2012 ingressou também na Orquestra Sinfônica de Limeira. Participou de diversos grupos de música de Câmara.

       

      GÊNESES DA SILVA OLIVEIRA, violoncelo I, iniciou seus estudos aos 11 anos de idade num projeto na Unicamp. Completou curso Técnico de Música no Conservatório Carlos Gomes de Campinas, sob orientação de Lara Ziggiatti. Venceu o Concurso Carlos Gomes em 2002. Em 2005 recebeu uma bolsa para University of Southern Mississippi, onde foi aluno de Alexander Russakovisky. Participou de várias orquestras no Brasil e no exterior. Em 2007 venceu o MMT International Competition, sendo indicado para uma bolsa de estudos na Alemanha e outra na Itália. Em 2009 integrou o quarteto da University of North Dakota. É professor do Conservatório Dramático Dr. Carlos de Campos de Tatui, do Conservatório Carlos Gomes e integrante do MAGESTRIO.

       

      ISMAEL DANTAS, violoncelo II, ingressou na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em 1996. É Bacharel em Música, Instrumento Violoncelo pela Unicamp, onde foi aluno de Antonio Lauro Del Claro. Estudou no Conservatório de Música de Sergipe com o Professor José Henrique Dias. Obteve orientação ainda dos professores Dimos Goudaroulis e Maria Alice Brandão.

       

      A Pró Música fica na Av. Palmital,41 a entrada é franca e o nosso telefone para contato é 32957873.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •