• NOTICIAS

      08/04/2013 | Rosana Chiminazzo

      Vice-presidente da Rede, Rosana Chiminazzo, especialista em locação, esclarece as principais dúvidas de locadores e locatários.

      Ela recomenda um contrato de locação justo e equilibrado para as partes, "de modo que os direitos sejam protegidos e obrigações sejam exigíveis".

      A locação cresce no mercado imobiliário também como uma boa opção de investimento, contribuindo para a expansão dos negó-cios no segmento. A vice-presidente da Rede Imobiliária Campinas, Rosana Chiminazzo, especialista em locação, apresenta os principais pontos de dúvidas na relação locador-locatário. Como primeira sugestão, Rosana recomenda a locadores e locatários, que quando tiverem dúvidas, consultem a Lei do Inquilinato (lei nº 8.245, de 18/10/1991). "Isso pode evitar muitas discussões", recomenda a vice-presidente da Rede, que esclarece os principais aspectos da Lei, para locação de imóveis residenciais e comerciais. Ela ainda sugere, entre outras dicas, manter o imóvel em bom estado de uso, como atrativo para bons inquilinos.

      Investimento - As pessoas que desejam ser investidores no ramo imobiliário devem sempre buscar assessoria na hora de comprar o imóvel para locação, sugere a vice-presidente da Rede Imobiliária Campinas. "Comprar bem, significa identificar o local que está florescendo no momento, mas que ainda está com preços acessíveis. Existem locais com franca vocação comercial, para quem deseja investir em salas, salões ou lojas, outros que têm vocação industrial - para galpões e os destinados para residências - apartamentos ou condomínios de casas em bairros com ótima infraestrutura, que poderão ser identificados com a ajuda de um bom corretor de imóveis", acrescenta Rosana.

      Alugar Bem - Realizada a compra, o imóvel deverá ser "bem alugado". Mas o que significa isso? A especialista responde que é alugar pelo melhor preço que o mercado esteja disposto a pagar, para um inquilino idôneo, com capacidade efetiva de pagamento. Isso acontece com uma garantia locatícia segura, ou seja, fiador com ficha limpa, com capacidade de pagamento e imóvel registrado em seu nome. Seguro fiança locatícia ou título de capitalização feitos com empresa especializada em mercado imobiliário.

      Vale ressaltar que não se deve poupar esforços no momento de analisar a ficha cadastral do pretendente à locação, porque se ele não pagar o aluguel e a sua garantia não cobrir as despesas, o retorno do investimento estará prejudicado.

      Responsabilidade - Rosana Chiminazzo explica que cabe ao locador entregar o imóvel alugado em bom estado de conservação ao uso que se destina, devendo se responsabilizar por eventuais problemas estruturais, que venham a surgir durante a locação, bem como defeitos anteriores.

      Imóvel Conservado - A vice-presidente da Rede Imobiliária Campinas recomenda manter o imóvel sempre atualizado, com pintura nova, pisos e acessórios impecáveis e em perfeito funcionamento. Um imóvel bem conservado, pela avaliação dela, atrai sempre bons inquilinos, que valorizam a estética e o conforto, enquanto um imóvel em estado precário atrairá um inquilino desleixado, com todas as implicações que isso traz, inclusive no pagamento das obrigações contratuais. "Podemos dizer que quando se aluga um imóvel em ótimo estado de conservação, fica muito mais fácil exigir que ele assim o seja devolvido", frisa Rosana.

      Contrato Justo e Equilibrado - A especialista afirma que a melhor e mais segura forma de se obter os maiores benefícios de uma locação é entregá-la aos cuidados de uma imobiliária conceituada e idônea - pode-se em caso de dúvida, fazer uma consulta ao Creci. "Uma boa imobiliária tem uma boa carteira de clientes - pessoas físicas e jurídicas, para oferecer o imóvel à locação e fará um contrato de locação justo e equilibrado para as partes, de modo que os direitos sejam protegidos e obrigações sejam exigíveis".

      Através da imobiliária é que serão feitas as vistorias de entrada e saída do imóvel. Esses documentos, que geralmente vêm instruídos de laudos fotográficos, oferecem um irrefutável instrumento para cobrança de eventuais danos no imóvel. Também, através de um bom departamento jurídico e de cobrança é que serão resolvidas as mais diversas questões.

      Cabe ao inquilino pagar pontualmente o aluguel e seus acessórios (contas de água e luz, gás, condomínio e IPTU) e fazer bom uso do imóvel, cuidando para que esteja em bom estado de conservação e uso, quando da entrega das chaves. Caso dê origem a algum tipo de dano, deve arcar com a reparação, porque é a sua obrigação.

      Tipos de Locação - Se a busca é por um imóvel residencial, a especialista recomenda que se observe a infraestrutura, se é seguro, se conta com um entorno agradável, os níveis de barulho, incidência do sol e outros aspectos que sejam importantes para quem for morar nele. "Deve-se voltar ao local no período da noite e verificar se existe alguma característica que desagrade ou que possa comprometer o bem estar".

      Se a procura é por um imóvel comercial ou industrial, além da característica do local, Rosana alerta que "é de suma importância saber se o zoneamendo do imóvel pretendido permite a instalação do comércio ou indústria que se pretende abrir".

      Com relação ao imóvel em si, deve-se analisar e testar meticulosamente o prédio a ser locado, para não ter sustos posteriores. Verificar se não há problemas de encanamento ou elétricos, infiltrações maquiadas ou problemas de telhado (calhas e rufos), entre outros.


      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •