• NOTICIAS

      18/04/2013 | Colégio Sagrado Coração de Jesus

      Alunos resgatam datas históricas no Coração de Jesus

      Estudantes dos ensinos Infantil e Fundamental I preparam uma exposição sobre o Dia do Índio e sobre o Descobrimento do Brasil, datas que caíram no esquecimento de grande parte da população

      Datas importantes da nossa história, os dias 19 e 22 de abril, caíram no esquecimento de grande parte da população. As lembranças dos povos indígenas e do descobrimento do Brasil estão cada vez mais restritas aos livros. Para incentivar e difundir fatos marcantes de nossa origem, alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Campinas, prepararam uma exposição sobre os dois temas.

      A mostra poderá ser visitada entre os dias 22 e 26 de abril. Toda a exposição é fruto de suas pesquisas sobre o Dia do Índio (19 de abril) e o sobre Descobrimento do Brasil (22 de abril). A exposição reúne desenhos, gravuras, fotos, alimentos e objetos variados. As crianças com até 6 anos de idade fizeram, por exemplo, peças de argila. São representações do artesanato indígena, produzidos numa atividade que ajuda a desenvolver a coordenação motora. “São potes, bichos e muitos itens criados a partir das imagens desses materiais”, explica Rosana Carvalho Calvo, coordenadora do Ensino Infantil do Coração de Jesus e responsável pela exposição ao lado da professora Rosmary Von Zuben Capovilla, do Ensino Fundamental I.

      A exposição inclui curiosidades sobre os alimentos, plantas medicinais e remédios utilizados por algumas tribos. “Os Urubus-Kaapor, do Maranhão, costumam tomar xixi de criança como remédio contra o desânimo”, conta a professora. “Já com relação à época do descobrimento, mostramos que o arroz doce, comum nos dias atuais, era bastante consumido em Lisboa em 1500”, completa a professora.

      Os pequenos pesquisadores preparam, também, uma exposição de imagens e ilustrações históricas do descobrimento com retratos das embarcações e de Pedro Álvares Cabral (descobridor), Pero Vaz de Caminha (escrivão), Frei Henrique Soares de Coimbra (celebrou a 1ª missa no Brasil, em 26 de abril de 1500) e Nicolau Coelho (primeiro português a fazer contato com os índios).

      As crianças de até 10 anos, do Ensino Fundamental I, mostram a importância dos índios para nossa sociedade com a exposição de alimentos e palavras que foram incorporados ao vocabulário português ao longo dos anos. “É um exercício no qual o aluno faz uma reflexão sobre a importância do índio, seus pontos positivos e o que ele trouxe, ou ainda traz, de benefícios à nossa sociedade. É um estímulo ao aprendizado e ao respeito às nossas raízes”, explica a professora.

      Essa imersão cultural no universo indígena inclui os significados das pinturas corporais, que os alunos representaram por meio de desenhos. Os estudantes também foram incentivados a descobrir itens e objetos de suas casas que tenham influência dos índios para incorporá-los à exposição do colégio.

      Sobre o Coração de Jesus

      Fundado em 1909, o Colégio Sagrado Coração de Jesus de Campinas atende cerca de 1.100 alunos na faixa etária entre dois e 18 anos de idade nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

      Localizado no bairro Nova Campinas, o colégio está instalado em uma área e 45 mil metros quadrados de terreno, nos quais estão instalados 40 salas de aula, anfiteatro, auditórios, salas de ginástica, ballet e multimídia.

      A escola também possui campo de futebol, pista de atletismo, ginásio de esportes, quadras poliesportivas, piscinas aquecidas, horta e bosque, além de enfermaria, brinquedoteca, laboratórios de Ciências, Biologia, Física e Química, além de um observatório astronômico, o único dentro de uma instituição de ensino na região de Campinas e um dos 15 do Brasil.

      O colégio conta com lousa digital para o aprendizado interativo, iPad para uso em salas de aula, biblioteca com mais de 20 mil títulos e espaços itinerantes criados para a contação de histórias. Outras informações podem ser obtidas no site www.sagrado.com.br.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •