• NOTICIAS

      24/04/2013 | CIESP Campinas - Indicadores

      A diretoria do Ciesp-Campinas mostra o comportamento das indústrias associadas da região, na Pesquisa de Sondagem Industrial de Abril de 2013, incluindo Nível de Emprego e Balança Comercial Regional, com importações e exportações da indústria. Essa pesquisa traz o comportamento da indústria regional  e as projeções para os próximos meses. A pesquisa também aponta, na opinião dos empresários da região, os principais problemas brasileiros. A Regional Campinas do Ciesp abrange 557 empresas associadas na região, distribuídas em 19 cidades. Essas indústrias conjuntamente faturam R$ 26,8 bilhões ao ano.

      Nível de emprego industrial


      O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Campinas (Região composta por 19 municípios) apresentou resultado praticamente estável no mês de março/2013. A variação ficou em 0,05%, o que significou um acréscimo de aproximadamente 100 postos de trabalho na região.

      No ano, temos um acumulado de -0,12%, representando uma redução de aproximadamente 200 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -3,09%, representando uma redução de aproximadamente 5.600 postos de trabalho.

      O índice do nível de emprego industrial da Diretoria Regional do CIESP em Campinas foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Produtos Alimentícios (2,11%), e Veículos Automotores e Autopeças (-0,28%), que são os setores que mais influenciam no cálculo do índice total da região. O resultado só não melhor devido às variações negativas dos setores de Celulose, Papel e Produtos de Papel (-0,77%) e Produtos Farmoquímicos e Farmacêuticos (-0,62%), que também influenciam no cálculo do índice.

      Quando comparados os meses de março de 2012 e 2013, temos um cenário melhor, pois em março de 2012 o resultado foi negativo em -0,28%.

       

      Déficit comercial aumenta na Região Metropolitana de Campinas

      O fluxo total do comércio internacional do Brasil, no mês de fevereiro, apresentou um valor inferior em relação ao mesmo mês de 2012. No Estado de São Paulo o resultado foi um pouco melhor do que o nacional, na Região Metropolitana de Campinas, o saldo o saldo deficitário no mês de fevereiro foi de 504 milhões de dólares, 24,7% superior ao mesmo mês de 2012. O aprofundamento desse déficit decorre principalmente da queda das exportações, cujo valor em fevereiro de 2013 foi 15% inferior ao de janeiro e 22% inferior ao de fevereiro de 2012.

       

      Sondagem Industrial Mensal

      Indústria na RMC exibe resultados favoráveis no mês de março. a sondagem industrial mensal FACAMP/CIESP-Campinas, buscou dar continuidade na avaliação sobre o desempenho da indústria na região e sobre as perspectivas para os próximos meses, bem como tentar qualificar os principais motívos que dificultam o aumento do investimento na RMC.
      Dentre todas as variáveis analisadas no período, o indicador de planejamento do investimento foi o único que apresentou um resultado não tão favorável no mês de março, pois os demais indicadores, como vendas, lucratividade, nível de utilização da capacidade de produção, variação no numero de funcionários, inadimplência e custos apresentaram resultados positivos ou estáveis no período.

      CIESP Campinas  (Rua Padre Camargo Lacerda, 37 - bairro Bonfim, em Campinas).

      Foto: Roncon & Graça Comunicação





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •