• NOTICIAS

      07/05/2013 | ABAL - Encontros Musicais no dia 10/05/13

      A soprano Tatiana Beffa

      Concerto da ABAL homenageia as Mães

      Como diz a antiga canção, “ela é a dona de tudo, ela é a rainha do lar” e merece homenagens em sua semana. Tanto que, na próxima sexta-feira, dia 10/5, às 20 horas, no auditório Carlos Tontoli da ACI (rua Barreto Leme, 1479, centro, tel. 3234-2591) um concerto especial da ABAL Campinas vai comemorar o Dia das Mães reunindo, na primeira parte, o Ensemble de Clarinetas Jayoleno dos Santos, que tem como diretor artístico Gilberto Fraga Portilho e regente o Maestro Hermes Coelho, e na segunda parte, o recital da soprano Tatiana Beffa, com acompanhamento ao piano de Chiquinho Costa. Ao final, cantores da ABAL Campinas sobem ao palco para interpretar a canção italiana “Mamma” e “Minha Mãezinha Querida”.

      O Ensemble de Clarinetas Jayoleno dos Santos possui uma interessante formação com músicos de alta qualidade, que atuam sob a direção artística de Gilberto Fraga Portilho, e nesta ocasião, serão nove instrumentistas. O repertório está organizado com peças de Jean-Philippe Rameau (1682-1764) 'Entrée les Sauvages', da Ópera Les Indes Galantes, arr. G. Portilho; Giovanni Giacomo Gastoldi (1557-1604) - Al Mormorar, coral, arranjo G. Portilho; W.A.Mozart (1756-1791) extratos da Flauta Mágica Ato I no. 4 e Ato I no 14 (árias da Rainha da Noite), transcrição de Tony Brackett; Valsinha de Chico Buarque de Hollanda (1944 *); George Gershwin (1898-1937) - Oh Lady, be Good, arr. Art Marshall; Heiner Wiberney (1944- *) - Ulla in Africa; Claude Debussy (1862-1918), Petit Suite - Cortège arr. Russel Howland. São integrantes do Ensemble de Clarinetas Jayoleno dos Santos: Gilberto Portilho (diretor artístico), UFRJ, Solista aposentado da OSMC e OSU; Guilherme Macabelli, UNICAMP, spalla da Banda Jovem de S. Paulo; Luciana Silva, USP, Solista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba; Vanessa Vidal, UNICAMP, Banda Jovem de Hortolândia; Giovanni Andreotti, Conservatório de Tatuí Banda Jovem de Hortolândia; Pedro Buzzato, spalla da Banda Mogimiriana; Dailton Cezar Lopes, Clarineta Alto em Mib, UNICAMP; Leandro Alves, UNICAMP, Regente da Banda Mogimiriana e de Cosmópolis, Clarone Sib e Maestro Hermes Coelho, Regente.

      Na sequência do concerto, a soprano Tatiana Beffa e o pianista Chiquinho Costa realizam um repertório lírico constituído pelas peças Rondinella, Carlos Gomes (1836-1896); Berceuse da Onda que leva o pequenino náufrago - Lorenzo Fernandez (1897-1948); Cuatro Madrigales Amatorios - Joaquim Rodrigo (1901-1999): Con qué la lavaré?, Vos me matasteis, De donde venís, amore?, e De los álamos vengo, madre; Ganymed – Schubert (1797-1828); Vocalize: O Rouxinol e a Rosa - Camile Saint-Saëns (1835-1921); Villanelle - Eva Dell’Acqua (1856-1930) e O zittre nicht mein lieber Sohn (Die Zauberflöte – A Flauta Mágica) – Mozart (1756-1791).

      Tatiana Beffa, soprano, iniciou seus estudos de música em Campinas, SP, no ano de 2002 com a professora Lucielena Toledo Terribile e canto erudito com a professora Suzel Cabral. Em 2006, ingressou no curso de Bacharelado em Música, modalidade de Canto Erudito, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, sob a orientação da Professora Doutora Adriana Giorolla Kayama. Concluindo sua Graduação em Música em 2011 participou dos Festivais de Música e Canto de Piracicaba, Londrina e Curitiba, e teve a orientação em masterclass dos professores Niza de Castro Tank, Francisco Frias, Lenine dos Santos, Inácio de Nonno, Kathryn Hartgrove, Marília Vargas, Denise Sartori, Tomás Salgo e Rio Novello. Participou, em 2008, da montagem universitária da ópera “Der Schauspieldirektor”, de Mozart, apresentada no Instituto de Artes da Unicamp, sob a orientação da professora Kathryn Hartgrove, da Universidade da Geórgia – EUA. Atuou, em 2009, nos coros das óperas “Dido e Enéas”, de Purcell, sob a regência de Luis Otávio dos Santos na Unicamp e “Utopia”, de Gilbert Sullivan, sob a regência de Paulo Maron, no Teatro São Pedro em São Paulo. Em 2010 atuou como solista na montagem universitária da ópera “The Pilgrim's Progress”, de Vaughan Williams, sob a regência de Paulo Maron e orientação cênica de Marília Velardi, no Teatro São Pedro em São Paulo. Atualmente estuda Canto Erudito com o Professor Doutor Angelo Fernandes, da Universidade Estadual de Campinas e é integrante do Coro Contemporâneo de Campinas, também sob a regência e orientação de Angelo Fernandes.
       

      O pianista José Francisco da Costa (Chiquinho Costa) é bacharel em Piano e Doutor em Música pela UNICAMP. Especializado na área de acompanhamento de cantores líricos, participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (de 2002 a 2005, e em 2007), e do 25º ao 32º Festival de Música de Londrina, PR, na classe de Ópera Studio. Foi pianista assistente dos professores Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias e Lenine Santos, entre outros. Pianista convidado em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas, UNICAMP. Em 2010 fez sua estreia internacional apresentando-se em Osaka, Japão, acompanhando o renomado tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital dos seus 50 anos de carreira artística. Estagiou no Departamento de Música da UNICAMP como parte do Programa de Estágio Docente (PDE), sob orientação da Prof.ª Drª. Adriana Giarolla Kayama.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •