• NOTICIAS

      27/05/2013 | AGEMCAMP - Conselho recebe secretários

      Coselho recebe secretários de Estado o Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano – Edmur Mesquita e o o Secretário de Estado de Energia - Dr. José Aníbal

      Os Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas receberam o Secretário de Estado de Energia - Dr. José Aníbal - na reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC para esclarecimentos sobre o sistema de gestão de iluminação pública, que a partir de 31 de janeiro de 2014 passa a ser de responsabilidade dos municípios, de acordo com normativas da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

           Segundo Dr. José Aníbal, o Governo do Estado vai abrir nesta semana uma linha de crédito junto à Agência de Desenvolvimento Paulista, Desenvolve São Paulo, especificamente para Iluminação Pública, voltado às prefeituras que tem interesse em trocar o sistema de iluminação por lâmpadas de LED e outras melhorias e modernizações no sistema. Na RMC, o município de Pedreira é, por enquanto, o único a gerenciar o sistema. Os demais se preparam para assumir os serviços.

      O secretário José Aníbal também falou a respeito do potencial eólico da região de Campinas, que segundo ele, apresenta possibilidades de implantação de Parques Eólicos, destinados a transformar energia eólica em energia elétrica. “Há um trecho entre Jundiaí e Campinas que tem este potencial. É geração de energia onde ela é consumida, reduzindo custos e maximizando os ganhos às cidades”.

           Como informe, a Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – anunciou a presença de um representante da Emplasa na reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, a ser realizada nesta sexta-feira, 24, para tratar do Plano de Ação da Macrometrópole Paulista. A Diretora também atualizou os membros do Conselho sobre o andamento das reuniões do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégia de Segurança Publica da Região Metropolitana de Campinas (GAMESP), cuja próxima reunião será realizada no dia 22 de julho.

       Outro tema debatido na reunião foi o gerenciamento dos resíduos sólidos na RMC. O presidente do Conselho - Milton Serafim - revelou que já trabalha em Vinhedo para a implantação de uma usina de compostagem de lixo doméstico. “É mais uma ação em Vinhedo dentro das políticas que adotamos de sustentabilidade com foco ambiental. É possível, por meio de usina de compostagem, aproveitar 100% do lixo doméstico, que pode gerar até gases a serem utilizados como fonte de energia”, afirma Milton Serafim.

           A reunião teve também a participação do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que apresentou um vídeo produzido pelo consórcio, explicando sobre o processo de renovação da Outorga do Sistema Cantareira, previsto para o próximo ano. O vídeo está disponível no site www.agua.org.br A próxima reunião do Conselho será realizada no dia 25 de junho no Hotel Vitória, em Campinas, em conjunto com o Fórum Campinas +21.

           O encontro aconteceu em 21 de maio em Holambra e contou também com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano – Edmur Mesquita, acompanhado do assessor da SDM – Gilberto Nascimento Júnior; dos prefeitos de Holambra, Fernando de Godoy; de Sumaré, Cristina Carrara; de Pedreira, professor Carlos Pollo; de Monte Mor, Thiago Assis; de Jaguariúna, Tarcisio Chiavegato; de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira; de Artur Nogueira, Celso Capato; de Cosmópolis, Antonio Fernandes Neto; de Santo Antônio de Posse, Maurício Comisso; de Engenheiro Coelho, Pedro Franco; do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, e demais representantes das prefeituras e das secretarias estaduais do Governo do Estado de São Paulo.

      Fonte : AGEMCAMP





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •