• NOTICIAS

      10/06/2013 | Casa Cor Campinas 2013

      Palácio do Bispo tem obras de revitalização avançadas para sediar a Casa Cor Campinas 2013

      As obras de revitalização do imóvel que irá sediar a Casa Cor Campinas - de 16 de setembro a 27 de outubro - já começam a dar tom à mostra deste ano. Pelas mãos do engenheiro civil Herbert Faustino, a fachada já ganhou reparos nas paredes e as primeiras mãos de argamassa e tinta impermeabilizante Granilitta, com tons predominantes de mostarda e textura rústica, além de detalhes nas pilastras e molduras das janelas em travertino cinza.

      Construído pela Arquidiocese de Campinas na década de 1950 e desocupado desde a década de 1970, o palácio se tornou um patrimônio não utilizado pela Igreja Católica, que cedeu o espaço para a realização da 5ª edição da Casa Cor Campinas. Durante alguns anos, a casa ainda foi utilizada pela Promotoria Pública.


      A idéia, segundo o Padre Alexandre Moura, responsável pelas obras da Arquidiocese de Campinas, é que o palácio volte a ser utilizado como moradia do arcebispo atual, Dom Airton José dos Santos. “Após o restauro, vamos reativar o palácio e há um grande interesse da Igreja que ele volte a ser não apenas residência episcopal, mas também um escritório das autoridades”, contou Padre Alexandre.


      A parte interna da casa, que conta com amplos salões e dormitórios, estarão disponíveis para o trabalho de renomados arquitetos da região de Campinas a partir da primeira semana de julho. O palácio irá sediar, durante a mostra, cerca de 40 amplos ambientes. Os jardins da frente e nos fundos do casarão também estão sendo remodelados por paisagistas da região.
       

      O terreno - com 4 mil metros quadrados - ocupa praticamente todo o quarteirão no Bairro Nova Campinas, um dos mais nobres da cidade. Durante duas décadas, o casarão foi utilizado não apenas como residência episcopal dos arcebispos Dom Paulo de Tarso Campos e Dom Antonio Maria de Siqueira, mas também como um importante gabinete da Arquidiocese, onde se reuniam constantemente padres e autoridades da Igreja. De acordo com Adriane Sanna, presidente da Casa Cor Campinas, este é o segundo imóvel autorizado pela Igreja Católica para a realização da mostra. "No ano passado, a Casa Cor foi realizada na Cúria Metropolitana de Campinas, que foi totalmente revitalizada. A expectativa para este ano é que cheguemos a investir mais de R$ 2 milhões para restaurar o palácio, para que possamos devolvê-lo à Igreja em perfeitas condições estruturais, já que é um importante patrimônio da nossa cidade", conclui a presidente da Casa Cor Campinas.
        

      Serviço

      5ª edição Casa Cor Campinas: de 16 de setembro a 27 de outubro de 2013.

      Local: Rua José Ferreira de Camargo, 844 (paralela à Rua Jesuíno Marcondes Machado).

      Mais informações: www.casacorcampinas.com.br

       






  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •