• NOTICIAS

      03/08/2013 | Emmanuelle Alkmin

      Parabéns secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Emmanuelle Alkmin. Enquanto todo mundo reclama por verbas, você faz, simplesmente faz.

       A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas vai coordenar um levantamento para verificar a acessibilidade dos equipamentos públicos e que terá início nas escolas municipais, nesta segunda-feira, 5 de agosto. A ação é uma das metas do governo para tornar os equipamentos públicos arquitetonicamente acessíveis e que permitem maior mobilidade e mais autonomia às pessoas com deficiência.

      Uma equipe da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) passará pelas 44 Escolas de Ensino Fundamental, e irá elaborar um relatório no qual serão apontadas as necessidades de intervenção para garantir mais mobilidade aos alunos com deficiência. A primeira unidade a receber a equipe técnica será a EMEF Profa Elza Maria Pellegrini de Aguiar, no Parque D. Pedro II e, na sequência, no CAIC Zeferino Vaz, na Vila União.

      Após a avaliação em cada unidade, um relatório será encaminhado à Coordenadoria de Arquitetura da Secretaria Municipal de Educação e à Secretaria de Infraestrutura, a responsável por executar os projetos de adequação. Rampas, banheiros adaptados e piso tátil são alguns dos itens de destaque e que devem estar presentes para garantir maior autonomia aos estudantes. “É um projeto para implantar a acessibilidade em toda as escolas da rede e o primeiro passo é fazer esse diagnóstico”, afirma a secretária de Educação, Solange Pelicer.

      Esta é uma ação inédita na cidade e o plano é que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência promova essa vistoria a todos os equipamentos públicos.

      "Não há dados de quantos equipamentos públicos são acessíveis no município e será necessário partir do zero. Contaremos com o apoio de todas as secretarias para fazer esse levantamento, criar o projeto de adequação e concluir a meta de governo, o que evidencia a transversalidade da secretaria e a sinergia da equipe de governo do prefeito Jonas Donizette. Tal ação irá melhorar a vida de todas as pessoas com deficiência que necessitam dos equipamentos públicos”, afirma a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Emmanuelle Alkmin.

      De acordo com Emmanuelle, as necessidades de adequações apuradas por meio dos estudos irão se concretizar obedecendo a critérios de prioridade, que serão estabelecidos em conjunto com o Conselho Municipal os Direitos da Pessoa com Deficiência. “Devemos implementar a cultura acessível dentro da nossa casa preliminarmente, e é o que estamos fazendo, em cumprimento à determinação do Sr. Prefeito", diz a secretária.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •