• NOTICIAS

      20/08/2013 | Creche Bento Quirino Unidade II

      Creche Bento Quirino Unidade II - Jardim Itatinga inaugura instalações ampliadas e readequadas

      Obras realizadas na área de 700 metros quadrados consumiram investimentos de R$180 mil

      No dia 22 de agosto, às 9 horas, serão inauguradas as novas instalações da Creche Bento Quirino - Unidade II “Jorge Rafful Kanawatti”. A entidade, localizada à Rua Eldorado, 156, no bairro Jardim Itatinga, região Sul de Campinas, atende 110 crianças em situação de vulnerabilidade social no período oposto ao escolar.

      O empresário e engenheiro Jorge Rafful Kanawatty foi quem levantou, em 1996, a questão da falta de equipamento social naquela região – maior zona de confinamento da prostituição na América Latina – e disponibilizou para a Sociedade Feminina de Assistência à Infância, mantenedora da Creche Bento, um terreno no local. Em 15 de outubro daquele ano, após a realização de um estudo técnico social e levantamento de toda a documentação necessária foi fundada a Unidade II, que iniciou suas atividades em fevereiro de 1997.

      O espaço de 700 metros quadrados passou por uma ampla adequação do espaço físico em 1979, proporcionando a elevação do número de crianças atendidas de quarenta para sessenta e recebeu o nome do empresário Jorge Rafful Kanawatty, falecido anteriormente.

      Nesta etapa das obras de benfeitoria foi realizada a ampliação e adequação da área com a finalidade de propiciar programas destinados à Educação Infantil para crianças com idade entre 03 e 05 anos e oficinas para a faixa etária de 06 a 14 anos. As obras tiveram duração de 11 meses e consumiram investimentos de R$180 mil.

      Foi construída uma sala no andar superior para atendimento em áreas distintas da Educação Infantil e da Assistência Social. A altura do muro envoltório foi ampliada e foram instaladas cerca elétrica e grades de segurança nas janelas. O sistema de segurança foi aprimorado e a rede elétrica foi substituída, assim como o sistema de canalização do gás, que foi adequado à determinação das leis vigentes. Os equipamentos – televisores, ventiladores, bebedouros e móveis – também foram adequados de acordo com as necessidades da entidade.

      Atualmente a Bento Quirino – Unidade II “Jorge Rafful Kanawatty” atende sessenta crianças na Educação Infantil, em período integral, e outras cinquenta na faixa etária de seis a 14 anos.

      A entidade contabiliza resultados bastante positivos por meio da aplicação de projetos, como por exemplo, o Promovendo Mudanças, criado em 2005, frente à constatação da grande incidência de casos de violência doméstica entre as crianças atendidas naquele bairro conhecido por ser a maior zona de confinamento da prostituição na América Latina e por seus problemas sociais: drogas, violência, entre outros. Em sete anos de atuação foi possível observar uma mudança comportamental significativo num grande número de pais e responsáveis, que aderiram a outras formas de educar, como privar a criança de realizar determinadas atividades (brincar, assistir TV, etc.), mudando a cultura de que “bater educa”.

      Sobre a Sociedade Feminina de Assistência à Infância
      A Sociedade Feminina de Assistência à Infância, mantenedora da Creche Bento Quirino, atua em Campinas (SP) desde 1914 e, atualmente, conta com duas unidades (Centro e Itatinga), atendendo 500 crianças com idade entre 02 a 14 anos e suas famílias, com o objetivo de minimizar as situações de violência doméstica, vulnerabilidade e risco social nas quais estão submetidas.

      Para a realização do trabalho, a Bento Quirino mantém parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, empresas privadas, arrecadação da destinação do 1% e 6% do imposto de renda e eventos que contribuem para a manutenção da instituição. Foi a primeira entidade a se afiliar à FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).

      Serviço:
      Creche Bento Quirino – Unidade I Centro. Rua - Cônego Cipião, 802, Centro, Campinas, SP
      Telefone: (19) 3231.2831 | Fax (19) 3233.2595  
      Email: bentoquirino@bol.com.br

      Creche Bento Quirino – Unidade II Jardim Itatinga. Rua Eldorado, 156, Jardim Itatinga, Campinas, SP
      Telefone: (19) 3225.9734 
      Email: bentoquirinoii@feac.org.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •