• NOTICIAS

      03/09/2013 | ACIC - manifestação de conteúdo político

      A presidente da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi

      Associações comerciais de SP enviam carta a Henrique Alves pelo fim do voto secreto

      Iniciativa, que tem total apoio da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas, foi motivada pela decisão da Câmara em manter o mandato do deputado federal Natan Donadon

      Numa rara manifestação de conteúdo político, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) enviaram uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pedindo “urgência para a aprovação do fim do voto secreto” em votações sobre a cassação de mandatos.

      A razão da carta, assinada pelo presidente das entidades, Rogério Amato , é a manutenção do mandato do deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB), de Roraima, decidida na quarta-feira, 28 de agosto.

      Para que a Câmara cassasse o mandato de Donadon, eram necessários 257 votos. Mas apenas 233 deputados votaram pela cassação. Protegidos pelo voto secreto, 131 congressistas votaram contra a cassação.

      A carta das associações, que representam 240 mil empresários, diz ter visto com inquietação a absolvição de Donadon. “As entidades signatárias consideram como agravante”, diz o texto, o fato de ter sido tudo decidido em “votação secreta, o que não permite ao eleitor cobrar de cada deputado uma justificativa por seu voto”.

      A presidente da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi, endossa as palavras de Rogério Amato e ressalta ser de extrema urgência a mudança no sistema de votação a fim de garantir a transparência nas ações do legislativo. “O povo tem o direito de saber de que maneira aqueles que são seus representantes estão atuando”, afirma.

      O Blog publicou a lista dos ausentes à sessão de quarta-feira, mas não há como saber quem votou para absolver ou condenar Donadon.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •