• NOTICIAS

      09/10/2013 | Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris

      A beleza das piscinas com borda infinita

      Cheias de charme, as piscinas de borda infinita agregam beleza às áreas de lazer e se unem em perfeita harmonia com a paisagem que está ao seu redor. Este tipo de construção cria a sensação de que a água continua no horizonte, tornando os momentos de lazer ainda mais prazerosos.

      Inicialmente usada em projetos de casa na praia, a borda infinita ganhou espaço e a preferência de muitas famílias e já pode ser encontrada em áreas urbanas e condomínios fechados. A boa notícia é que este tipo de projeto, que anteriormente era criado apenas com linhas retas, se rendeu as formas orgânicas e ficou ainda mais belo e integrado à natureza.

      Este recurso também é muito interessante nos casos de terrenos com declive, pois o ângulo de visão proporciona a fusão perfeita da paisagem com a água. Foi exatamente este o caso de um projeto que assinei em um condomínio fechado na Região Metropolitana de Campinas.

      Analisando a topografia do terreno pela primeira vez, notei seu grande desnível e imediatamente imaginei a piscina com borda infinita refletindo a mata ao fundo. A partir daí, projetei uma casa com pé direito duplo na área social e grandes vãos de vidro. Com isso, consegui trazer para todos os ambientes internos da casa, a visão do cenário natural que cerca o imóvel.

      Engana-se quem pensa que utilizar as formas orgânicas em projetos de borda infinita dificulta ou encarece a construção. O trabalho é o mesmo e fica ainda mais belo quando acrescentamos à piscina uma bela queda d’água, paisagismo, spa e pergolado.

       O revestimento interno também faz a diferença. A pastilha de porcelana  é uma excelente opção, com tamanhos e cores diferentes, é possível criar um cenário que reproduza o fundo do mar. Usando tons de azuis mais claros e escuros conseguimos realçar a sensação de diferentes profundidades.

      Toda a beleza desse espaço, também precisa ser realçada no período da noite. É fundamental pensar no projeto luminotécnico, tanto no paisagismo como na piscina. O uso de recursos que permitam a troca temporizada de cores é interessante para valorizar volumes e texturas. Depois de tudo pronto, é só relaxar e aproveitar o verão que está chegando!!





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •