• NOTICIAS

      24/10/2013 | Ciesp Campinas - e-Social

      EMPRESAS TÊM MUITAS DÚVIDAS SOBRE O E-SOCIAL QUE ENTRA EM VIGOR EM 2014

      Ciesp-Campinas realiza palestra abordando os  desafios na implantação do e-Social.

      Sistema digital, criado pelo Governo Federal, unificará o envio pelas empresas de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

      O e-Social  passa a ser obrigatório  para as empresas a  partir de 2014. No primeiro semestre, para as grandes empresas e no segundo para as demais. Criado pelo Governo Federal, o e-Social  unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, abrangendo as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Para explicar esse novo sistema digital de envio de informações, o Ciesp-Campinas, através do Departamento Jurídico - Divisão Tributária e Departamento Humano Organizacional,  promove a palestra gratuita Os Desafios na Implantação do e-Social, no dia 29 de outubro, das 8 às 12 horas, com os especialistas Ricardo Lopes Cardoso, Lincoln  Diones Martins e Viviane Silva Gomes.

      ABRANGÊNCIA - A  palestra vai explicar o conceito do e-Social, seus objetivos e abrangência, como folha de pagamento e outras informações. A transmissão  e descrição simplificada do modelo operacional, legislação e dificuldades operacionais também  serão abordadas. O e-Social faz parte do  Sistema Público de Escrituração Fiscal (Sped). Além de prestar informações à Receita Federal, o e-Social traz obrigações em relação ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF), Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Justiça do Trabalho.

      SISTEMA DIGITAL - Quando totalmente implantando o e-Social será estendido a todos os empregadores, pessoas físicas e jurídicas, atendendo a diversos órgãos do governo, com uma única fonte de informações, para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias atualmente existentes. Deve também integrar os sistemas informatizados das empresas, possibilitando a automação da transmissão das informações dos empregadores. O e-Social também tem como objetivos padronizar e integrar os cadastros das pessoas físicas e jurídicas no âmbito doas órgãos participantes desse sistema digital.

      PALESTRANTES  - Ricardo Lopes Cardoso, professor e doutor em Contabilidade e Controladoria,  é sócio da Consulcamp Auditoria e Assessoria e gestor de mais de 70 projetos na área de Sped, em diversos segmentos. Lincoln Diones Martins é advogado e contador e coordenador de assessoria Fiscal e Tributária da Consulcamp. Viviane Silva Gomes é graduada em Direito e bacharel em Ciências Contábeis e consultora tributária da Consulcamp.

      FICHA TÉCNICA - Palestra  gratuita Os Desafios na Implantação do e-Social, no dia 29 de outubro, das  8 às 12 horas, com os especialistas Ricardo Lopes Cardoso, Lincoln  Diones Martins e Viviane Silva Gomes. Realização do Ciesp-Campinas, através do Departamento Jurídico - Divisão Tributária e Departamento Humano Organizacional. Local: Auditório do Ciesp-Campinas (Rua Padre Camargo Lacerda, 37, bairro Bonfim, Campinas).  Fone 3743-2200.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •