• NOTICIAS

      31/10/2013 | ABAL Campinas

      Um dos principais objetivos da ABAL Campinas é oferecer um palco para cantores jovens, que se lançam na carreira de cantor lírico. Na próxima sexta-feira, dia 1º. de novembro, às 20 horas, no palco da Associação Campineira de Imprensa (ACI – rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591), uma nova geração de cantores estará se apresentando em recital, tendo escolhido árias, duetos e quarteto de Giuseppe Verdi, em mais uma homenagem ao bicentenário de nascimento do genial compositor italiano. Essa atuação se denomina Opera Studio, disciplina que integra o currículo do Instituto de Artes da UNICAMP, sob responsabilidade do professor Ângelo José Fernandes, que também se encarregará do acompanhamento ao piano. Participam deste Opera Studio as sopranos Ana Beatriz Machado, Raissa Amaral, Luiza Miana, Tatiana Beffa, e as mezzosoprano Melissa Sofner e Susana Boccato; os tenores Daniel Duarte, Tareek Ali Chahin, Gustavo Caires e Maurício de Almeida e o barítono Arthur Canguçu.

       

      O repertório desse recital contem os seguintes trechos operísticos, com seus intérpretes: “Volta la terrea”, ária de Oscar na ópera Un ballo in maschera, Luiza Miana, soprano; “Questa o quella”, ária do Duque de Mântua, na ópera Rigoletto, Tareek Ali Chahin, tenor; “Caro nome che il mio cor”, ária de Gilda na ópera Rigoletto, Ana Beatriz Machado, soprano; “Nel giardin del bello”, ária da Princesa Eboli na ópera Don Carlo, Melissa Sofner, mezzosoprano e participação de Tatiana Beffa, soprano; “La donna é mobile”, ária do Duque na ópera Rigoletto, Daniel Duarte, tenor; “Per me giunto il dí supremo”, ária de Rodrigo na ópera Don Carlo, Arthur Canguçu, barítono; “Mercé dilette amiche”, ária de Elena na ópera I Vespri Siciliani, Raíssa Amaral, soprano; “Stride la vampa”, ária de Azucena na ópera Il Trovatore, Susana Boccato, mezzosoprano; “De miei bollenti spiriti”, ária de Alfredo na ópera La Traviata, Maurício de Almeida dos Santos, tenor; “È strano! – Ah fors’è lui – Sempre Libera”, grande ária de Violetta na ópera La Traviata, Laura Duarte, soprano; “Un di felice, eterea”, dueto de Violetta e Alfredo na ópera La Traviata, Ana Beatriz Machado, soprano e Gustavo Caires, tenor; “Dio che nell’alma infondere”, dueto de Ricardo e Carlo na ópera Don Carlo, Daniel Duarte, tenor e Arthur Canguçu, barítono; “Parigi, o cara, noi lasceremo”, dueto de Violeta e Alfredo na ópera La Traviata, Luíza Miana, soprano e Gustavo Caires, tenor; “Libiamo ne’ lieti calici”, dueto com coro de Violeta e Alfredo na ópera La Traviata, Ana Beatriz, soprano e Tareek Ali Chahin, tenor; “Un dí, se ben rammentomi”, quarteto de Gilda, Magdalena, Duque e Rigoletto na ópera Rigoletto, com Raíssa Amaral, soprano; Susana Boccato, mezzosoprano; Tareek Ali Chahin, tenor e Arthur Canguçu, barítono.

       

      33 ANOS PARA NOSSA VOZ

      A ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos se constitui em um dos principais e mais duradouros programas para a popularização da música operística e canções de compositores eruditos e semieruditos em Campinas, existindo há 32 anos. Em 18 de dezembro de 2013 a entidade celebrará 33 anos da série “Encontros Musicais”.  A ABAL Campinas foi criada a partir de uma reunião realizada em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI). No encontro, quando foi cunhado o lema “Para Nossa Voz Queremos Vez”, um grupo de artistas, liderado pelo tenor Alcides Ladislau Acosta, gerou uma atividade semanal de recitais de solistas líricos, conjuntos de câmera, corais e declamadores. A assembleia extraordinária de fundação ocorreu no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística, na Avenida Irmã Serafina, em 16 de abril de 1982, com a presença de autoridades, apreciadores da música lírica, cantores e músicos e, também, de outros membros da comunidade artística de Campinas.

      Para poder realizar a série de recitais “Encontros Musicais” a ABAL Campinas reivindicou e obteve da Secretaria de Cultura um espaço desocupado à época, existente no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em 1982, e ali estabeleceu a sala que denominou “SALA CARLOS GOMES”. A ABAL Campinas é dirigida por uma Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, que realizam trabalho não remunerado, voluntário, e possui associados contribuintes e honorários. Seu atual presidente para o Biênio 2012-2014 é o tenor Alcides Acosta. Integram os demais cargos diretivos: Vera Pessagno Bréscia, vice-presidente, Vicente de Paulo Montero, diretor secretário, José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira, tesoureiro, João Gabriel Bertolini, diretor artístico; Marina Gabetta, diretora social; Sara Valladares Ribeiro, diretora de Marketing e Eventos; Cida Buccini, diretora adjunta. O Presidente Honorário Perpétuo é Savério Palmieri (in Memoriam).

      A série de Música Lírica “Encontros Musicais” é a atividade que consagrou a ABAL Campinas, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, entidade civil sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987. Sua importância para as tradições musicais da cidade em que o Maestro Antonio Carlos Gomes nasceu foi reconhecida por duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal de Campinas, e por todos os meios de comunicação do Município. Atualmente, Campinas possui pelo menos dois grandes Conservatórios musicais que formam vozes para o gênero lírico, que são o Conservatório Carlos Gomes, que criou uma Escola de Ópera, e o Conservatório Pró-Música, bem como o curso superior de Canto, da Universidade de Campinas, (UNICAMP). A ABAL Campinas mantém relacionamento com todas as escolas particulares de Canto de Campinas e, também, com o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), a Banda Carlos Gomes, a Academia Campinense de Letras, a Academia de Ciências, Artes e Letras das Forças Armadas, a Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, o Centro de Poesia e Artes de Campinas (CPAC), Clube dos Poetas e instituições culturais e cívicas variadas. Desde sua fundação, a ABAL Campinas tem integrado todas as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes (Semanas de Carlos Gomes e o Mês Carlos Gomes).

      A ABAL-Campinas, juntamente com o Centro de Ciências, Letras e Artes e a Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, vem concretizando o Concurso Estímulo “Carlos Gomes” para Jovens Cantores, que atrai todos os anos candidatos de São Paulo e de outros Estados.

      Em 2012, em 14 de julho, aniversário de Campinas, recebeu da Câmara Municipal de Campinas a Medalha “Carlos Gomes”, como instituição artística, por divulgar a obra gomesiana durante 30 anos em Campinas e região.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •