• NOTICIAS

      02/11/2013 | Jonas Donizette em parceiria com Viracopos

      Jonas reitera disposição em ser paceiro do Aeroporto de Viracopos

      O prefeito de Campinas/SP Jonas Donizette reiterou sua disposição em ser parceiro para o desenvolvimento do Aeroporto Internacional de Viracopos e pediu a dedicação dos deputados, prefeitos e vereadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para trabalhem conjuntamente pelo mesmo objetivo. “Projetar um aeroporto dessas dimensões (expectativa é de chegar de 80 a 100 milhões de pessoas por ano e ser o maior da América latina), é algo muito grandioso e exige a dedicação de todos nós para que de mãos dadas possamos trabalhar juntos por Viracopos, o grande vetor de desenvolvimento da RMC”, disse Jonas Donizette.

      O prefeito falou ao público que lotou o Theatro Municipal de Paulínia, na noite de quinta-feira, 31 de outubro, quando realizada a festa de aniversário de 53 anos da fundação do aeroporto que integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo, conforme a lei estadual 13.400, de 15 de janeiro de 2009, proposta feita pelo então deputado estadual Jonas Donizette, que recebeu o título de patrono do evento.

      O diretor-presidente do Consórcio Aeroportos Brasil, que administra o aeroporto, Luiz Alberto Küster, compôs a mesa ao lado da deputada estadual Célia Leão (PSDB) também compareceu, além do vice-prefeito de Paulínia, Francisco Almeida Bonavita Barros (PTB), a primeira-dama de Paulínia, Tais Fernanda Moura e a empresária Lisis Pupo da Revista Viracopos Magazine, que promoveu a festa.

      Jonas Donizette disse em seu discurso de ter 'ficado muito feliz em participar da história de Viracopos', que começou quando iniciou a sua carreira pública. “Como vereador criamos na Câmara de Campinas, uma comissão para resgatar Viracopos numa época que o aeroporto não vivia um tempo áureo como atual. Como deputado estadual tive oportunidade de fazer a lei da fundação e depois de continuar o trabalho, dessa vez, como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Passou o tempo fui eleito deputado federal e, como presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados eu participei das concessões dos aeroportos. Eu acompanhei com atenção especial a concessão de Viracopos e depois, como prefeito eleito participei da assinatura do ato de concessão”.

      O prefeito fez questão de registrar que, na linha do tempo do aeroporto, a concessão para a Aeroportos Brasil foi muito importante porque o 'consórcio assumiu Viracopos com extrema competência no gerenciamento, na administração'. Além das obras, Jonas Donizette citou as mudanças visíveis na parte operacional, no atendimento aos usuários, oferta de serviços como, por exemplo, a abertura do free shop.

      O governo de Jonas Donizette também criou uma autoridade aeroportuária, que é um secretario que acompanha as reuniões de decisões junto com as pessoas que comandam o aeroporto. Outra medida importante do prefeito foi a oferta de curso de inglês para os funcionários que atuam no receptivo do aeroporto para melhor atendimento ao público. Estão no planos de governo também trazer para Campinas cursos de graduação para formar profissionais na área de aviação.
       

      Revolução de 32

      Em seu discurso, o diretor-presidente do Consórcio Aeroportos Brasil,Luiz Alberto Küster, lembrou fatos que marcara, a fundação de Viracopos na década de 30, a homologação oficial em 60 até os dias atuais e a inauguração prevista para 11 de maio de 2014 do novo terminal de passageiros com capacidade para receber 14 milhões de passageiros/ano.

      Küster contou que durante a Revolução de 1932, os paulistas usavam o local como campo de operações aéreas, sendo a pista construída à base de enxadas e picaretas. De lá, os aviões partiam para Minas Gerais. A construção do primeiro hangar foi em 1948 e a estação de passageiros em 1950.

      Em 19 de outubro de 1960, através da Portaria Ministerial n.º 756, Viracopos foi elevado à categoria de Aeroporto Internacional e homologado para aeronaves a jato puro. Ao longo dos anos, várias reformas foram realizadas no aeroporto para que o pudesse acompanhar a evolução da aviação.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •