• NOTICIAS

      25/11/2013 | MEC- Brasília recebe Elvis da Silva

      MEC- Brasília recebe Elvis da Silva que  começou seu trabalho com divulgações na Região Metropolitana de Campinas em 2002,  e agora atinge todo Brasil, gratidão a Deus e a todos, homens e mulheres tão queridos,  que acreditaram e ajudaram a divulgar, abaixo dados de mais uma exposição agora no MEC- Brasília DF.
      Artista homenageia personagens identificados com a causa racial

      A programação organizada pelo Ministério da Educação para comemorar a Semana da Consciência Negra teve início dia 18 de novembro, com a exposição A Nova Identidade Brasileira: a arte contemplando a lei nº 10.639/2003 e a lei nº 11.645/2008, do artista plástico Elvis da Silva. A secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, prestigiou o evento.

      A exposição tem por objetivo homenagear personagens envolvidos em ações voltadas às relações etnorraciais, entre eles: Abdias Nascimento, Nelson Mandela, Martin Luther King, entre outros nomes. Segundo o artista, que também é historiador, cada quadro tem um significado histórico. “O contexto histórico justifica as políticas afirmativas”, ressaltou Elvis. Os quadros podem ser vistos em uma exposição permanente na Universidade de Campinas (Unicamp).

      Entre as atividades da Semana da Consciência Negra, serão realizados eventos em comemoração aos 10 anos da Lei nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira. Em sua fala, a secretária destacou os avanços que têm ocorrido desde a aprovação da lei. “A educação tem dado exemplos de que é possível transformar desigualdades”, pontuou Macaé Evaristo.

      Ao longo dos últimos anos, o Ministério da Educação tem reforçado a adoção de medidas afirmativas e inclusivas relativas a questões etnorraciais. O empenho do governo federal em formular e ampliar essas políticas contribuiu para consolidar avanços no âmbito educacional. Entre as ações que o MEC mantém estão a formação continuada de professores sobre essa temática, bem como a distribuição de material didático específico.

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •