• NOTICIAS

      27/03/2010 | Academia Campineira de Letras e Artes

      Solenidade de Posse na Academia Campineira de Letras e Artes.

       

      Fernando Lopes

      Cadeira Honorária

      Pianista e Professor Pós Graduação

       

      Olga Rodrigues de Moraes Von Simson

      Cadeira 34 - Euclides Cunha

      Socióloga e Pesquisadora

       

      Lenita Waldige Mendes Nogueira

      Cadeira 39 - José P. de Santana Gomes

      Musicóloga, Pós Grad. Sociologia e Artes

      O Acadêmico Marco Padilha falará sobre Frédéric Chopin em comemoração aos 200 anos de seu nascimento.

       
      Galeria Thomas Perina - Individual da artista Lisa França

       

      ACLA

      Onde: Rua Dr. Mascarenhas, 412 - Centro

      (estacionamento em frente - convênio)

      Data: 27 de março de 2010

      Hora: 15:30 horas



      Sobre a Academia:


      A Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) é uma entidade artístico-cultural criada com a finalidade de promover e ambientar as artes e a literatura na cidade de Campinas.

      Compõe-se de quarenta membros titulares ocupando o mesmo número de cadeiras acadêmicas, cujos patronos foram escolhidos com o fito de homenagear grandes personalidades artísticas e literárias.

      Além dos membros titulares, a Academia possui um quadro de acadêmicos honorários escolhidos entre os artistas e literatos do município, bem como um quadro de acadêmicos correspondentes.

      A Academia promove também, sem datas preestabelecidas, chás temáticos variados, geralmente de caráter literário, para os quais são convidados coordenadores especializados.

      Todos os anos, a Academia premia duas personalidades do ambiente cultural e artístico campineiro com a medalha Samuel Lisman, a qual vêm se firmando, a cada ano, como uma das mais respeitáveis comendas do ambiente cultural e artístico da cidade.

      Histórico

      A Academia Campineira de Letras e Artes foi fundada em 11/11/1970 pelo jornalista Luso Ventura, pelo poeta Paranhos de Siqueira, pelo jornalista e escritor Rubem Costa e pelo poeta, historiador e radialista Jolumá Brito.[1] Surgiu como uma resposta da comunidade cultural campineira à necessidade de se encontrar um espaço alternativo não restrito apenas às letras, que, ao lado de uma gama considerável de escritores de talento, também abarcasse artistas das diversas outras expressões da criatividade e da sensibilidade humanas.

      Decididos os parâmetros em que se estabeleceria a nova entidade, passaram os fundadores a buscar nas artes plásticas e no ambiente musical, e mesmo na literatura, outros nomes. Foi assim que a entidade passou a contar com nomes como o do pintor Aldo Cardarelli, do escultor Lélio Coluccini, do poeta João Gurgel Júnior, do historiador Júlio Mariano, da cantora lírica Niza de Castro Tank, do professor de canto Sylvio Bueno Teixeira, da professora, musicista e escritora Lea Ziggiatti. A estes, num segundo momento, se juntaram a poetisa Arita Damasceno Pettená, a escritora Maria Dezonne Pacheco Fernandes, autora do romance Sinhá Moça, o maestro Luiz de Túlio, o escritor João Amêndola, a pianista e professora Olga Normanha, e ainda Dr. Romeu Tórtima, Ruyrillo de Magalhães, o compositor Arly Ribeiro e sua esposa Norma de Lourdes Guimarães Ribeiro, o compositor Almeida Prado e muitos outros de igual relevância.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •