• NOTICIAS

      07/03/2014 | Projeto Superação

      Projeto Superação muda estilo de vida de pessoas em Campinas

      Palestra de apresentação para a terceira turma será no dia 11 de março

       

      Diante da necessidade de um estilo de vida mais saudável, por meio de um conjunto de medidas, entre elas a prática de atividade física diária e adoção de uma alimentação saudável, vários campineiros resolveram participar do Projeto Superação, realizado desde o ano passado pela Academia Aquarius, de Campinas, e que entrará na terceira edição logo após o Carnaval, a partir de 11 de março, com duração de 10 meses. “Mudei a maneira como encaro a vida, a comida, os esportes. Hoje não compenso todas as minhas alegrias e estresse na comida. Vou para a academia e todo dia é um desafio. Não é sempre que consigo me manter na linha, mas hoje consigo dar a volta por cima e, se fraquejo em um dia, no outro já estou de volta”, conta Ana Carolina Saua Martins.

       

      A analista de projetos, de 29 anos, aceitou que era preciso mudar seu estilo de vida no final de outubro do ano passado, quando pesava 81,7kg e tinha 33,2% de gordura (IMC –Índice de Massa Corporal 36,80). Há um mês, pesava 12kg a menos (69,9Kg) e tinha um percentual e índice de gordura bem menor também (27,9% e IMC 32,39). Mas os ganhos vão muito além da estética. “Correr é uma das minhas grandes conquistas. Consegui correr 6 km sem parar. Isso, até pouco tempo atrás, era só um desejo. Ficava com inveja daquelas pessoas que conseguiam. Sempre inventava desculpas, como dor no joelho, para não admitir estar acima do peso e não ter pique para conseguir. Agora fiz minha primeira corrida oficial, a Corrida da Lua. Cruzar a linha de chegada e saber que é possível é o máximo”.

       

      Assim como Ana Carolina, outras 26 pessoas já participaram do Superação em duas edições. “O resultado é surpreendente. Juntos, foram cerca de 130 quilos a menos, uma grande redução de medidas e mudança de hábito maior ainda”, diz a educadora física e coordenadora administrativa do projeto, Ana Vallim. Segundo ela, a grande conquista não está na balança, mas na transformação de vidas. “Assim como eu, que fiz parte do projeto piloto, todos que participam passam a ter uma vida mais feliz e saudável. Não se trata de nenhuma dieta radical, mas de uma mudança efetiva de hábitos que, monitorada por um tempo, pode durar pra sempre”.

       

      Para Ivonne Wicher, fisioterapeuta e coordenadora multidisciplinar do Superação, os números refletem as perdas obtidas, mas os ganhos são muitos. “As pessoas passam a ter maior disposição para as atividades do dia a dia, melhoria da autoestima, no desempenho profissional e até na vida afetiva”.

       

      Foi o que aconteceu com a publicitária Roberta Okubo, de 32 anos. “Aprendi a ter cumplicidade comigo mesma e consegui adaptar minha vida através do planejamento eficaz do meu tempo. Tudo mudou para melhor e minha confiança foi adquirida novamente. Fiquei mais jovial e, no amor, foi tudo de bom, porque tenho mais confiança em mim. Sou mais positiva no trabalho e não me escondo mais das fotos, nem de ninguém. Eu me superei”.

       

      Ana Carolina também compartilha desse sentimento. “Hoje consigo me olhar no espelho e me sentir bonita, coisa que não acontecia há muito tempo. Estou muito mais confiante, até mesmo na minha relação com as pessoas, que passaram a me elogiar e me enxergar, uma vez que passei a me expor mais. E virei referência de vida saudável. Quem diria!”, diz.

       

      Para a publicitária de Campinas, Juliana Maria, de 38 anos, a mudança foi progressiva, constante e muito significativa. Está feliz por diminuir dois manequins, mas a grande conquista é ter mais saúde. “Há um tempo eu queria voltar a ser saudável. Minha cardiologista disse que eu precisava fazer exercícios e ter uma dieta saudável para poder reduzir a taxa de colesterol. Caso eu não mudasse, precisaria tomar remédios regularmente. Também queria muito voltar a ter o meu manequim antigo. Então decidi dedicar esse tempo a mim e hoje estou transformada”.

       

      Para a publicitária, o projeto fez ver que se pode abrir mão daquilo que não nos faz bem e só aceitar o melhor. “não só na alimentação, em todas as questões e relações. “O Superação é um resgate, porque superamos a necessidade de buscar satisfação externamente, redescobrimos o valor que temos e podemos oferecer o nosso melhor ao mundo". Recuperei a saúde, as roupas e a alegria de viver”.

       

      Isso foi possível com a mudança de hábitos proposta pela equipe multidisciplinar do Superação, preparada para supervisionar diariamente a alimentação e as emoções, por meio de atividades realizadas em grupo e individualmente. “A atividade física foi, definitivamente, incorporada à minha vida e não tenho mais necessidade de comer alimentos que não trazem benefícios. Hoje estou mais consciente do que é bom e do que não é bom para mim”, diz Juliana.

       

      Mas Ana Carolina alerta. “Para mudar é preciso tomar a decisão e manter-se firme no propósito. Será preciso se colocar por um momento (os seis meses, que sejam) como prioridade absoluta e não abrir mão disso. Mas é somente assim que podemos reencontrar o melhor que temos em nós para voltar a ofertá-lo aos outros. Não é fácil, mas vale a pena cada minuto, cada conquista”.

       

      Projeto Superação

      O Superação tem dez meses de duração por grupo e o próximo terá início no dia 11 de março, às 19h30, quando haverá a palestra de apresentação. Engloba avaliações e acompanhamentos nutricional, físico e médico; palestras informativas e motivacionais; além de direcionamento semanal das atividades físicas, com treinamento personalizado na academia. O projeto envolve nutricionista, cardiologista, fisioterapeuta e educadores físicos especialistas em emagrecimento, obesidade infantil e adulto, cardiopatas, diabéticos, reabilitação e envelhecimento.  “O monitoramento envolve estética, saúde, bem estar físico e mental e convívio social. Cuidamos de cada pessoa em todos os aspectos e oferecemos ferramentas para que ela consiga melhorar por completo e mudar sua forma de viver”, explica a coordenadora física do projeto, Camila Vieira Ligo Teixeira, responsável pelas avaliações físicas e evolução dos participantes.

       

      Principais profissionais do Projeto Superação

      Ivonne Wicher – coordenadora multidisciplinar do Projeto Superação e sócio-proprietária da Academia Aquarius. Graduada em Fisioterapia pela Puc-Campinas (1987), mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e especialista em Docência em Saúde pela CBES (2009) .

      Ana Vallim - coordenadora administrativa do Projeto Superação. Graduada em Educação Física pela Puc-Campinas em 1990, especialista em Teorias e Métodos de Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer pela Unicamp (2000) e mestre em Tocoginecologia pela Unicamp (2005).

      Camila Vieira Teixeira –coordenadora física do Projeto Superação. Graduada em Educação Física pela Unicamp (2004), doutoranda em Neurologia pela FCM-UNICAMP, especialista em Reabilitação Cardíaca e Exercícios Físicos para Grupos Especiais - Gama Filho (2007) e mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP-Rio Claro (2011).

       

      Bibiana Fussi - Nutricionista do Projeto Superação. Graduada em Nutrição pela Universidade Metrocamp (2011), especialista em Doenças Crônicas Não Transmissíveis - Hospital Albert Einstein (2012) e capacitada em Nutrição Pediátrica - Instituto da Criança –USP (2012).

      Cléa Simone S. S. Colombo - Cardiologista do Projeto Superação. Graduada em Medicina pela Unicamp (1994), especialista em Cardiologia Clínica pela SBC (1997), especialista em Ergometria pela SBC/DERC (2007) e Medicina do Esporte pela SBMEE (2008).

       

      Serviço:

      Academia Aquarius: Rua Dona Maria Umbelina Couto, 189, Guanabara, Campinas. Horários: Segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. Sábados das 8h às 12h.

      Contatos: (19)3251-6050 / (19)3254-6909 ( Ivonne Wicher ou Ana Vallim) www.aquariusacademia.com.br  /  www.facebook.com/AcademiaAquarius.cps



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •