• NOTICIAS

      21/04/2014 | ABAL - Encontros Musicais

      Jovens vozes líricas recriam Uma Noite na Ópera
       
      Espetáculo idealizado e produzido pela mezzosoprano Melissa Sofner, sob supervisão do barítono e professor Ângelo Fernandes, o recital “Uma Noite na Ópera” reúne significativo grupo de jovens vozes líricas de Campinas e estará no palco da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591) nesta sexta-feira, dia 25/04, às 20 horas, integrando a série Encontros Musicais, da ABAL Campinas. Além dos pianistas Ariel Magno e Ângelo Fernandes, treze solistas resgatam momentos memoráveis de óperas de G. Rossini, W. A. Mozart, G. Bizet, Richard Strauss, Henry Purcell, L. Delibes, J. Offenbach e Pietro Mascagni, como “O Cavaleiro da Rosa”, “As Bodas de Fígaro”, “Così fan tutte”, “A Flauta Mágica”, “O Barbeiro de Sevilha”, “Lakmé”, “Os contos de Hoffmann” e “Cavalleria Rusticana”.

      Segundo adiantou Melissa, os cantores irão contracenar uns com os outros, não sendo portanto um recital onde o solista se apresenta estático. Haverá projeção de legendas para que todo o público acompanhe o enredo das estórias mostradas. As cenas serão criadas pelos sopranos Laura Duarte, Raíssa Amaral, Mariana von Zuben; mezzosopranos Susana Boccato e Beatriz Esposito; o contralto Nina Ferrari, os tenores Daniel Duarte, Samuel Valli, Gustavo Caires e Leandro Cavini; barítonos Arthur Canguçu e Willian Donizetti e o baixo Raphael Domeniche, havendo ainda a participação especial do Coro Contemporâneo de Campinas.

       

      A ABAL Campinas

       

      Principal programa para popularização da música operística e canções de compositores eruditos e semieruditos, nacionais e internacionais, a série “Encontros Musicais” foi idealizada por um grupo de artistas líricos de Campinas, reunidos em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI), logo após o término da Semana Carlos Gomes daquele ano. O movimento lançado através da imprensa, ficou conhecido como “Para Nossa Voz Queremos Vez” e gerou essa atividade semanal realizada em teatros ou salas de concertos existentes na cidade. O público campineiro passou a assistir, gratuitamente, a uma programação de recitais de solistas líricos, conjuntos de câmera, corais e declamadores. A partir de 1981 e tendo atingido em 18 de dezembro de 2013 seus 32 anos de existência, com 1106 concertos realizados, os “Encontros Musicais” seguem acontecendo conforme a proposta da ABAL CAMPINAS de incentivar esse hábito entre a população e, também, oferecer um palco para jovens estudantes de canto adquirir experiência e aprimorar sua técnica vocal e interpretação.

      Durante cerca de 33 anos de existência, participaram dos “Encontros” cantores internacionais, como a soprano irlandesa Carmel O’ Byrne Ferlise, a americana Susan Moorehead, a brasileiro-americana Jennifer Tirré, o tenor japonês Kohdo Tanaka, a russa Éteri Gazava, a soprano espanhola Beatriz Fernández-Campomanes, e grandes artistas brasileiros, como Neyde Thomas, Rio Novello, Benito Maresca, Romeu Cury, Marília Ziegl, Gledys Pierri, Tereza Godoy, Cesar d’Ottaviano, Henrique Rocha, Alberto Medaljon, Miguel Geraldi, Rosana Lamosa, Carlos Eduardo Marcos, Sebastião Teixeira, Randal Cunha, e muitos outros.  Em sua obstinada e árdua trajetória, a série foi ao encontro do público em várias salas de concerto e abriu espaços artísticos para a música lírica em vários pontos da cidade de Campinas.

      Os “Encontros Musicais” são mantidos pela ABAL Campinas, entidade cultural sem fins lucrativos, declarada pela Câmara Municipal de Campinas como de utilidade pública através da Lei nº 5844, de 16/10/1987. Fundada em 1982, a ABAL é dirigida por uma Diretoria Executiva integrada por pessoas que realizam um trabalho não remunerado, voluntário, associados contribuintes e honorários. Seu atual presidente para o Biênio 2014-2016 é o tenor Alcides Ladislau Acosta. Cantores líricos, corais, declamadores e trovadores se sentem à vontade para oferecer sua arte, coordenados pela Diretoria Artística, atualmente entregue ao pianista José Francisco da Costa (Chiquinho Costa).  “A ABAL Campinas, historicamente, surgiu para congregar e unir a classe dos artistas líricos e tem perseguido esse ideal com tenacidade” – declara Alcides Acosta. Integram a diretoria da ABAL, Antoine Kolokathis, vice-presidente; Sara Valadares Ribeiro dos Santos, secretária; Vicente de Paulo Montero, tesoureiro; Marina Gabetta, diretora social; João Gabriel Bertolini, diretor adjunto e José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira, diretor de Marketing Cultural.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •