• NOTICIAS

      06/04/2010 | Sarau volta à programação da CPFL Cultura

      Em 2010 o Sarau Cultural no Café volta à programação da CPFL Cultura em Campinas, às quartas-feiras, 20h, com a curadoria de Álvaro Tucunduva, Carlos Valverde e Renato Ferracini. O primeiro evento do módulo, que conta com as presenças dos três curadores, acontece nesta quarta, dia 7 de abril, tendo como convidados Ana Salvagni, Henrique Eisenmann, Vinícius Alves e Eduardo Osório Silva.

      A principal característica do Sarau Cultural no Café é a diversidade das manifestações artísticas e a possibilidade de participação do público como forma experimental de democratizar o espaço da cultura. Em sua programação são apresentados trabalhos produzidos tanto por profissionais como por amadores, nas áreas da música, teatro, literatura, dança e circo.

      Ana Salvagni, cantora, e Henrique Eisenmann, pianista, apresentam na noite de estreia trechos do espetáculo musical “Sinhô Luiz”. Sinhô (1888-1930) e o contemporâneo Luiz Tatit são compositores extremamente expressivos e peculiares. Em ambos se percebe a presença marcante da palavra, do humor e do elemento coloquial nas letras e melodias.

      Em seguida, Vinícius Alves (viola de dez cordas) apresentará algumas peças do seu CD “Violas e Veredas”. O músico interpretará pagodes de viola utilizando técnicas da música erudita. Encerrando a noite, Eduardo Osório Silva, ator da Boa Companhia Teatro, apresenta ainda o exercício cênico “Zoonose”, que procura refletir sobre as forças que orientam as condutas do homem moderno e suas relações com sua potência criadora, a partir da concretude do corpo do ator.


       

      Curadores
       

      Álvaro Tucunduva é produtor cultural. Foi professor na Unicamp até 1997. Em 1993, deu início às atividades da Companhia Sarau, espaço cultural voltado à Arte e à Música. Em 2007, lançou o CD “Companhia Sarau Instrumental”, síntese de trabalhos apresentados no espaço. De 2005 a 2007 foi curador do Sarau da CPFL Cultura. Ainda em 2007, unido à Associação Cultural Boa Companhia, implementou a Cia. Sarau como Ponto de Cultura (Programa Cultura Viva / Ministério da Cultura).

      Carlos Valverde é formado em antropologia pela Unicamp e desenvolve trabalhos voltados ao estudo e a divulgação da cultura popular brasileira. Integrante e fundador do grupo de Pífanos Flautins Matuá, é também produtor cultural e artesão de instrumentos de sopro. Tem experiência em ministrar oficinas musicais e de fabricação de flautas, atuando tanto no Brasil quanto exterior. Juntamente com Álvaro Tucunduva, foi curador do Sarau da CPFL Cultura. Em 2009 realizou o projeto de intercambio musical ‘Samarro’Brésil’ durante a comemoração do ano da França no Brasil.

      Renato Ferracini é ator-pesquisador do Grupo LUME Teatro desde 1993 e doutor pela Unicamp. Atualmente é professor da pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp e possui três livros publicados: "A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator", "Café com Queijo: Corpos em Criação" e "Corpos em Fuga, Corpos em Arte”. É editor permanente da Revista do LUME e possui artigos publicados nos principais periódicos de teatro e artes cênicas do Brasil.

      Primeiro encontro acontece nesta quarta-feira, dia 7 de abril

      A CPFL Cultura em Campinas fica na Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. A programação do Sarau Cultural no Café tem entrada gratuita e por ordem de chegada, a partir de uma hora antes do início da apresentação. Mais informações: www.cpflcultura.com.br e (19) 3756-8000.

       

       

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •