• NOTICIAS

      08/08/2014 | Concurso para cantores líricos

      INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII CONCURSO ESTÍMULO PARA CANTORES LÍRICOS EM CAMPINAS

      A Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Campinas, realizará o VII Concurso Estímulo para Cantores Líricos em comemoração ao Mês de Carlos Gomes 2014, nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2014, sob a curadoria do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), de Campinas. O objetivo do certame é estimular e revelar jovens talentos artísticos no campo lírico, com idades entre 18 e 35 anos, contribuindo para a divulgação das obras do Maestro Antônio Carlos Gomes.

      Podem candidatar-se estudantes das escolas de música de todo o Brasil, bem como profissionais em início de carreira, de nacionalidade brasileira, cuja idade em 01 de setembro de 2014 não seja inferior a 18 ou superior a 35 anos. Haverá premiações individuais, não cumulativas, para os vencedores da Melhor Voz Masculina, Melhor Voz Feminina e Melhor Intérprete de Carlos Gomes, no valor quatro mil reais para cada um. Nesta edição, serão ainda atribuídos prêmios, de mil reais cada, ao Melhor Intérprete de Canções de Carlos Gomes e, para concorrentes de idades entre 18 e 25 anos, ao Melhor Jovem Talento.

      Para fazer a inscrição são requisitos necessários preencher ficha de Inscrição; apresentar breve currículo artístico; foto 9x12; cópia da cédula identidade; repertório a ser interpretado nas provas semifinal e final, além de três cópias legíveis das partituras das peças constantes do programa. Para a pré-seleção, o candidato deve enviar para avaliação pelo CCLA uma gravação recente, em CD, com uma canção erudita em língua portuguesa e duas árias de ópera ou oratório, modinha ou canção de câmera, em língua estrangeira, de Antonio Carlos Gomes.


      A entrega dessa documentação completa é condição obrigatória para o aceite da inscrição. Os candidatos que tenham conquistado primeiro, segundo ou terceiro prêmios em concursos de canto lírico, nacionais ou internacionais, reconhecidos a critério do júri, nos anos de 2012 a 2014, são dispensados do envio da gravação exigida para pré-seleção. Basta anexar cópias autenticadas do Certificado ou Diploma de atribuição do prêmio, emitidos pelos respectivos concursos.


      As inscrições se encerram em 19 setembro de 2014 e podem ser feitas pessoalmente, ou através de correspondência registrada, no CCLA - Centro de Ciências, Letras e Artes, Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas, SP, CEP 13010-151, a/c de Marino Ziggiatti. Somente serão consideradas correspondências recebidas até 19 de setembro de 2014. A SMC e o CCLA não se responsabilizam por eventual extravio.

      Na Prova Final, o júri reserva-se o direito de não atribuir determinado prêmio, caso considere que o nível requerido não tenha sido atingido pelos candidatos. Todos os candidatos finalistas receberão do CCLA certificado de participação.

      As provas serão realizadas na sala de concertos do CCLA (Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas). Os candidatos que chegarem à final devem apresentar o seguinte repertório: uma canção de Carlos Gomes; uma ária de ópera, peça de oratório ou canção de Câmera, em língua estrangeira, de livre escolha; e uma ária de ópera de Antonio Carlos Gomes, de confronto, conforme o respectivo registro vocal:

      Soprano Leve ou Ligeiro – (Recitativo) Ho fatto il mio dover... (Ária) - Fuoco di moschettier dall'alto del balcon (Genariello, da ópera Salvator Rosa);

      Soprano Lírico – (Recitativo) Alla infelice suora sol era d'amor... (Ária) – Volate, volate, o libere aure dei cieli – (Isabella, da ópera Salvator Rosa);

      Soprano Lírico Spinto ou Dramático – (Recitativo) Ahimè! Più intensamente io I'amo... (Ária) – Oh mie notti d'amor (Maria Tudor);

      Mezzo Soprano ou Contralto – Ogni rumor di passi... (Giovanna, da ópera Maria Tudor);

      Tenor Lírico – (Ária) – Sublime cor... Forma sublime, etérea... (Salvator Rosa);

      Tenor Lírico Spinto ou Dramático – (Recitativo) Son giunto in tempo... (Ária) Vanto io pur (Pery, da ópera II Guarany);

      Barítono – (Recitativo) No! No! Che dite?... (Ária) Povero nacqui (Masaniello – Salvator Rosa);

      Baixo – (Recitativo) E il foglio io segneró? (Ária) Di sposo...di padre (Duca d'Arcos – Salvator Rosa).

      Para maiores informações ver a íntegra do regulamento no Diário Oficial do Município, no endereço http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/2138524673.pdf, ou entrar em contato pelo e-mail: ccla@ccla.org.br ou abal.campinas@uol.com.br.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •