• NOTICIAS

      18/09/2014 | Encontro da Cidadania

      Prorrogadas inscrições de projetos sociais e de cultura digital para o 12º Encontro da Cidadania

      O prazo para as entidades interessadas em participar do encontro vai até 22 de setembro

      O "12º Encontro da Cidadania" organizado pela Rede CDI Campinas (Comitê para a Democratização da Informática) prorrogou as inscrições de projetos sociais e de cultura digital que tenham sido desenvolvidos a partir do uso de tecnologias digitais. O prazo para inscrições termina agora no dia 22 de setembro.

      O evento tem por objetivo ser uma vitrine de projetos de ação social e cultural, desenvolvidos por adolescentes, jovens e adultos dos CDIs Comunidades e de outros espaços de Cultura Digital na região de Campinas.

      As inscrições estão abertas para ONGs, escolas, movimentos sociais, coletivos e demais interessados, a partir de 12 anos. Qualquer organização ou grupo que desenvolva projetos sociais utilizando tecnologias digitais, seja na elaboração, execução ou divulgação, podem se inscrever. A temática é livre. Serão considerados os seguintes aspectos: diagnóstico da realidade, formação de rede, atuação do educando e utilização das tecnologias digitais.

      O12º Encontro da Cidadania, com a apresentação dos projetos selecionados, vai ocorrer no dia 18 de outubro, na Unicamp. Paralelamente, haverá o lançamento do projeto Comunidade.Mov, que exibirá uma mostra de vídeos, resultado das oficinas realizadas com educadores e educandos dos CDIs Comunidades, com o intuito de promover a produção audiovisual sobre a realidade destas comunidades e de temas sociais importantes para a cidadania.

      Também serão realizadas atividades culturais, com apresentações de dança, música, exposição de fotografia, com o propósito de fortalecer as ações de inclusão social. Fundamentado em Paulo Freire, o princípio fundamental da proposta do CDI é a intervenção na realidade, com o objetivo de fazer com que os jovens participem do processo de transformação de sua comunidade, tornando-a mais justa e igualitária.

      O Encontro da Cidadania, de acordo com os organizadores, é também um espaço para fomentar a integração e a troca de experiências, promovendo um ambiente de socialização, reflexões e de incentivo a cultura colaborativa, com efeito multiplicador de novas ações.

      Mais detalhes podem ser encontrados no regulamento disponível no site: http://www.cdicampinas.org.br/encontro-da-cidadania/. A inscrição do projeto será validada em até 5 dias úteis após o envio da ficha de inscrição, avaliados pela comissão organizadora, que disponibilizará a programação completa do evento, depois do dia 26 de setembro, no mesmo site. Cada grupo terá o tempo de 10 minutos para apresentação, seguido de 10 minutos de debate.

      Sobre o 12º Encontro da Cidadania

      Promovido anualmente desde 2003, o Encontro da Cidadania chega a sua 12ª edição, com a proposta de divulgar as ações desenvolvidas nos CDIs Comunidades e iniciativas de outros espaços de inclusão digital. Tendo o computador e a internet como ferramentas, os projetos de intervenção na realidade tem o objetivo de transformação nas comunidades onde estão inseridos.

      O evento reúne um público médio de mais de 500 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos, com o apoio de uma equipe organizadora, voluntários e público em geral. Já foram apresentados mais de 280 projetos ao longo destes anos, publicados na Revista da Cidadania, que em 2014, já está na 10ª publicação.

      São projetos que vão desde a luta pela proteção do meio ambiente, como limpeza de praças, até conscientização sobre a necessidade de respeito humano, aumento do uso da biblioteca da escola dentro do presídio, oficina aos pais para aprenderem a usar a nota fiscal paulista, dentre muitos outros, sempre com a principal característica de estimular a leitura de mundo e a ação sobre a realidade, para transformá-la.

      Serviço:
      “12º Encontro da Cidadania" e Mostra Comunidade.Mov
      Prazo para inscrições: até 22 de setembro
      Regulamento: http://www.cdicampinas.org.br/encontro-da-cidadania/
      Data do evento: 18 de outubro
      Local: Ciclo Básico II – Unicamp, das 8h às 15h30



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •