• NOTICIAS

      19/09/2014 | Líricos e Coral Pio XI dia 23/09 na Câmara

      Líricos e Coral Pio XI na Câmara Municipal sob a música de Carlos Gomes

      Como parte da programação do Mês de Carlos Gomes 2014, na próxima terça-feira, dia 23/9, às 20h, no plenário da Câmara Municipal de Campinas (avenida da Saudade, 1004, Ponte Preta), o Coral Pio XI, sob a regência do maestro Oswaldo Antonio Urban, e os cantores líricos Karen Stephanie, Marina Gabetta, Kohdo Tanaka, Jorge Trabanco, Vicente Montero e Alcides Acosta, mais os pianistas Carlos Wiik e Francisco Emanuelli, executam peças da obra musical gomesiana. No repertório constam as modinhas Quem sabe?!, Conselhos, Lontana, Tu m’ami, Canta ancor, Addio, Aurora e Tramonto, e as árias Gentile di Cuore e Senza tetto, senza cuna (ambas da Il Guarany), Forma Sublime (Salvator Rosa), O Ciel di Parahyba (Lo Schiavo), entre outras.

      Na segunda parte, o Coral Pio XI, que ao longo dos seus anos de atividade têm mantido repertório de peças para coro operístico, presentes na obra de Antonio Carlos Gomes, repaginará trechos marcantes do poema vocal sinfônico “Colombo” (1892), como “Ave del Mar”, “Gloria, trionfo” e o “Hino ao Novo Mundo”, bem como apresentará composições do maestro Oswaldo Antonio Urban num tributo a Carlos Gomes e à Princesa d’Oeste.

      Este evento na Câmara Municipal de Campinas partiu da iniciativa do vereador Thiago Ferrari, integrando a programação oficial da Secretaria Municipal de Cultura para esta comemoração.

      CORAL PIO XI

      Fundador e maestro do Coral Pio XI, Oswaldo Antônio Urban, ou maestro Urban como é mais conhecido, nasceu em Leme, SP, em 26 de outubro de 1919. É de família de músicos, tendo iniciado seus estudos no Seminário Diocesano de Campinas. Aluno do maestro Salvador Bove, com este aprendeu os fundamentos de música, piano e órgão. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central de São Paulo, tendo como professor de música e canto coral o renomado maestro Furio Franceschini.  Lecionou Psicologia e História da Educação Musical, no Conservatório de Canto Orfeônico “Maestro Julião”, onde obteve graduação como Professor de Educação Musical. Foi Diretor da Faculdade de Música e do Instituto de Artes e Comunicação da Universidade Católica de Campinas. Recebeu, dentre vários, os seguintes prêmios à frente do Coral Pio XI: Troféu Carlos Gomes, Prata da Casa, Diploma de Grande Consagração Artística e Medalha Carlos Gomes.

      Rege desde 1948 o Coral Pio XI, formado somente por vozes masculinas, entidade sem fins lucrativos e declarada por lei municipal e estadual como de Utilidade Pública. O Pio XI fez inúmeras apresentações em cidades do interior paulista e em canais de TV. Realizou três concertos em Curitiba, participou com destaque de encontros internacionais de corais em Porto Alegre e Blumenau, e em dois “Concertos Matinais” dos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Apresentou também recitais na Penitenciária do Estado de São Paulo. Durante dez anos seguidos figurou no Encontro de Natal de corais. Tem presença em todas as Semanas de Carlos Gomes, desde a primeira que se realizou, criada por lei estadual.

       

      A entrada é franqueada ao público em geral.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •