• NOTICIAS

      16/10/2014 | Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ciesp

      SOLUÇÕES AMBIENTAIS PARA RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS

      Diretorias de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ciesp-Campinas realizam seminário gratuito sobre o tema, nesta sexta (17 de outubro), das 8h30 às 12h30, na sede da entidade.

      O seminário vai discutir soluções possíveis de gestão de resíduos sólidos industriais - borracha, aço e construção civil, nos âmbitos tecnológicos e econômico, no contexto do mercado.


      As diretorias de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - Regional Campinas realizam o seminário gratuito Soluções Ambientais para Resíduos Sólidos Industriais - Borracha, Aço e Construção Civil, nesta sexta (17 de outubro), das 8h30 às 12h30, no auditório da entidade (Rua Padre Camargo Lacerda, 37, bairro Bonfim - Informações 3743-2200). O Ciesp-Campinas vem realizando diversos encontros e eventos técnicos para auxiliar as empresas com relação aos desafios propostos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Durante esse ano já foram realizados eventos abordando questões institucionais, jurídicas e legais. Esse seminário tem como objetivo apresentar e discutir soluções possíveis de gestão de resíduos industriais nos âmbitos tecnológico e econômico, dentro do contexto do mercado. Os diretores de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Ciesp-Campinas, respectivamente, Luiz Fernando Bueno e Stefan Rohr, abrem o seminário abordando o papel da entidade dentro desse tema.

      Públicos de interesse - Gestores e dirigentes de empresas industriais de todos os portes e setores, executivos e dirigentes de empresas comerciais dos setores de materiais e equipamentos industriais,professores e especialistas, técnicos de gestão ambiental corporativa, jornalistas e formadores de opinião, funcionários de prefeituras e gestores públicos municipais que têm a responsabilidade de gestão de resíduos industriais.

       

      Programa

      8h30 – 9h00  - Welcome coffee.

      9h00 – 9h05  - Abertura - Contextualização do tema e o papel do Ciesp – Luiz Fernando de Araujo Bueno - diretor de Sustentabilidade e  Stefan Rohr - diretor de Meio Ambiente - Ciesp-Campinas.

      Painel 1 – Moderador - Rogerio Ruschel, jornalista e consultor especializado.

       

      9h05  – 9h25

      Palestra 1 – Apresentação - Alternativas de destinação de resíduos industriais –Ana Rosa Freneda - 3 Elos Soluções Ambientais.

       

      9h25 – 9h45

      Palestra 2 - A gestão de resíduos sólidos na Região Metropolitana de Campinas – a visão dos municípios - Eng. agr. Valdemir Ravagnani - superintendente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares).

       

      9:45 – 10h05

      Palestra 3 - A gestão de resíduos sólidos na Região Metropolitana de Campinas – a visão do governo estadual - João Luiz Potenza, gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

       

      10h05  - 10h25

      Perguntas e respostas, interação com participantes.

       

      Coffee-break – 10 minutos.

      10h25  – 10h45

       

      Painel 2

      Moderador - Luiz Fernando  Bueno - Professor e diretor de Sustentabilidade do Ciesp-Campinas.

       

      10h45 – 11h05

      Palestra 4 – Destinação e reciclagem de resíduos industriais de borracha -Angelo Antero - líder de Unidade da Planta Reciclagem de Borracha - Polimix Ambiental.

       

      11h05 – 11h25

      Palestra 5 - Destinação e reciclagem de resíduos industriais de construção civil - Tatiana Figueiredo - líder de Projetos da Planta Reciclagem de Construção Civil - Polimix Ambiental.

       

      11h25  – 11h45

      Palestra 6 - Destinação e reciclagem de resíduos industriais metal/metalúrgicos – a experiência da Gerdau - Antonio Roberto Mota - gerente de Operações de Metálicos da Gerdau.

       

      11h50 – 12h30 - Perguntas e respostas, interação com participantes - Encerramento.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •