• NOTICIAS

      21/11/2014 | Câncer de próstata

      Urologista do Hospital Madre Theodora alerta sobre importância da alimentação e exames preventivos no combate ao câncer de próstata
       
               Se em Outubro o enfoque foi para a prevenção do câncer nas mulheres, especialmente o de mama, em Novembro a conscientização é para a prevenção do câncer de proposta que, em geral, atinge os homens a partir dos 50 anos. O Outubro Rosa dá lugar ao Novembro Azul, nome dado a campanha de conscientização contra o câncer de próstata. O urologista Ricardo Miyaoka, do Hospital e Maternidade Madre Theodora, revela que a alimentação e os exames preventivos são as principais ferramentas para evitar este tipo de câncer, que atinge 15% da população masculina, ou seja, 1 em cada 6 homens.
               “Apesar da natureza maligna, trata-se de uma patologia tratável e potencialmente curável”, comenta dr. Ricardo Miyaoka, que ainda alerta que todo homem, a partir dos 45 anos, deve procurar um urologista para avaliar a próstata. Se o paciente tem parentes que já tiveram ou tem a doença, esta consulta pode ser adiantada para os 40 anos de idade. “Não se deve esperar surgirem sintomas”, complementa.
               A alimentação, segundo dr. Miyaoka, é outro ponto importante para a prevenção, além dos exames de rotina.  “Alimentação saudável, rica em frutas e legumes e prevenção da obesidade, são as melhores formas de prevenir a doença. A gordura aumenta o risco, enquanto que substâncias como o Licopeno, encontrado no tomate e vitaminas antioxidantes, parecem ter efeito protetor”, revela dr. Ricardo Miyaoka.
               Doutor em Ciências de Cirurgia pela Unicamp e Especialista em Laparoscopia pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, dr. Ricardo Miyaoka também comenta sobre alguns mitos que envolvem o câncer de próstata, como por exemplo a  natureza exclusivamente hereditária da doença. “Na realidade, qualquer homem pode desenvolver a doença, não somente aqueles que tem parentes doentes, apesar destes apresentarem risco mais elevado. Ainda, é importante entender que há cura, sim, mesmo sendo um tumor maligno, mas depende do estágio em que ocorre o diagnóstico, ou seja,  quanto mais precoce, maior a chance de cura. Outra informação importante é que a ausência de sintomas não indica ausência de doença”, comenta.
               O câncer de próstata é uma doença muito comum e tratável quando diagnosticada precocemente. O diagnóstico requer análise conjunta da dosagem sangüínea do antígeno prostático especifico (PSA) e o exame físico através do toque retal.  O tratamento depende da agressividade do tumor e do estágio em que se encontra. As opções incluem cirurgia (remoção completa da próstata), radioterapia, hormonioterapia ou quimioterapia.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •