• NOTICIAS

      27/11/2014 | Grupo Primavera expõem telas na ACL

      Meninas do Grupo Primavera expõem telas na Academia Campinense de Letras

      Vinte e cinco meninas da ONG Grupo Primavera, com 13 e 14 anos de idade, participam da exposição “Um Olhar Sobre Dom Quixote”, que será realizada entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro próximos, na Academia Campinense de Letras (Rua Marechal Deodoro, 525, no Centro de Campinas). Serão apresentadas 40 telas com desenhos feitos em tinta acrílica, produzidas pelas meninas, cada uma com 50 centímetros de altura por 50 centímetros de largura.

      Artistas de renome também foram convidados pela curadora da academia Marly Stracieri para essa exposição e apresentarão uma obra cada, com dimensão maior que as peças das meninas: 90 centímetros de altura por um metro de largura. São eles Vera Ferro, Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans.

      O trabalho poderá ser conferido pela população em geral no horário das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Na abertura da exposição, as meninas receberão das mãos da curadora uma medalha de participação nesse evento, enquanto o Grupo Primavera, os artistas convidados e a educadora responsável pelo trabalho desenvolvido na ONG, certificados.

      “O objetivo da exposição é dar visibilidade ao trabalho de artes da ONG e ainda ampliar o alcance das meninas em relação à cultura. Elas iniciaram a produção das telas em setembro, com a supervisão da artista plástica Ana Maria da Silva Bittar Crivari, mas já falam sobre o Dom Quixote desde março. As obras resultantes desse projeto são baseadas em sentimentos, emoções e nas fantasias quixoteanas”, diz Sandra Zuliani, coordenadora artística e pedagógica do Grupo Primavera.

      O tema escolhido faz parte de um projeto maior realizado ao longo do ano pela instituição junto às meninas atendidas no Jardim São Marcos, sede da ONG, que culminou com a apresentação do espetáculo musical “Dom Quixote”, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no Theatro Municipal de Paulínia. O espetáculo foi baseado no livro Dom Quixote de La Mancha, do escritor Miguel de Cervantes, que contou a história de Bella, uma menina que não gostava de ler, mas que recebeu de presente de sua tia Julia um exemplar dessa obra espanhola e interessou-se por seu conteúdo. No saguão do teatro, as mesmas telas foram apresentadas ao público que assistiu ao espetáculo e encantaram pelo colorido e criatividade das artistas mirins.

       

      Sobre o Grupo Primavera

      Fundado em 1981, o Grupo Primavera cresce a cada ano e atingiu a marca de quase 9 mil meninas e jovens atendidas nos mais de 30 anos de transformação social no Jardim São Marcos, bairro da periferia de Campinas (SP) reconhecido pela violência.

      Hoje, a ONG atende a aproximadamente 500 crianças e jovens, que têm suas vidas transformadas por meio de programas e projetos inovadores de educação e convívio social, cultura, bem-estar e profissionalismo. Em sua sede, desenvolve programas de educação complementar para meninas e adolescentes de 6 a 18 anos de idade, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostas, promovendo uma formação baseada em valores como disciplina e empreendedorismo, capacitando-as para que se sejam agentes de mudança no meio em que vivem – seja incentivando-as a prosseguir nos estudos ou garantindo a inserção profissional delas no mercado de trabalho.

      Além das meninas primavera, também atende jovens meninos por meio de seus programas de educação complementar, caso do Pacto, programa especial da ONG que prepara jovens para os exames de admissão em colégios técnicos de Campinas e região.


      Informações à imprensa sobre o Grupo Primavera:

      Ana Carolina Silveira / Ana Heloísa Ferrero

      Tel (19) 3305 2887 / 99791 8261.

      carol@carolsilveira.com.br;

      anaheloisa@carolsilveira.com.br

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •