• NOTICIAS

      09/12/2014 | Quintal do Bosque

      Campinas ganha espaço de desenvolvimento infantil baseado no brincar, para crianças de 6 meses a 6 anos
       

      Com um filho de seis anos, já inserido na nova geração virtual, o casal Mariane Veloso (advogada) e Mário Siqueira (dentista) se deparou com um problema comum entre os pais de hoje. Preocupados com a educação do menino, buscaram diversos locais na cidade que oferecesse atividades lúdicas e saudáveis e ao mesmo tempo em que trabalhasse o desenvolvimento da criatividade, sociabilidade e habilidades motoras. Após longo período de pesquisas e buscas constataram a carência desse tipo de espaço nas cidades da região de Campinas, mesmo problema enfrentado pelos amigos.

      E foi a partir da própria necessidade que o casal decidiu investir em um espaço totalmente diferenciado na cidade de Campinas: o Quintal do Bosque, um empreendimento com uma proposta ligada à cultura da infância e flexibilidade para os pais de crianças até 6 anos, com atividades de música, artes, culinária, literatura e o brincar livre. Todo o projeto tem a consultoria da Casa do Brincar, uma das referências nesse tipo de empreendimento no Brasil, e que fica na capital paulista.

      O Quintal do Bosque fica na rua Uruguaiana, a menos de uma quadra do Bosque dos Jequitibás – daí o nome escolhido. A casa, com 300 m2, é toda dividida em ambientes temáticos. Um exemplo é o Espaço de Faz de Conta. Nele, acontecerão brincadeiras e atividades que enriquecem a identidade da criança, porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar; amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas e a faz desempenhar vários papéis sociais ao representar diferentes personagens. A Sala Baby é um espaço criado segundo o ensinamento Montessoriano, cujo objetivo principal é trabalhar a autonomia e independência do bebê, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual. Já o Ateliê de Artes vai proporcionar às crianças contato com artes plásticas, pintura, atividades sensoriais, dentre outras.

      Segundo Mariane, a proposta do Quintal do Bosque é fazer do empreendimento um espaço de recreação e desenvolvimento infantil para crianças de 6 meses a 6 anos e que atenda as famílias com flexibilidade, de acordo com suas necessidades. “Não somos uma escola ou creche, onde os pais deixam as crianças meio período ou o dia todo”, ressalta. Mariane “Mas sim um espaço para brincadeiras, que será uma alternativa à escola para quem vai começar mais tarde nela ou como atividade complementar para quem quer se divertir de maneira inteligente nas horas vagas.”

      Não é necessário agendar ou se inscrever, você fica o tempo que quiser e paga pelo tempo que a criança permanece na Casa, e não por atividade. A exceção fica por conta das atividades extras, como Dança para Mães e Bebês, Shantala e Drenagem Linfática, que são paralelas às atividades oferecidas. No período de férias escolares a casa vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 18h. “Não há tem tempo mínimo para a permanência das crianças, pois respeitamos o tempo de cada uma. E o tempo máximo, recomendamos que seja por um período de até 4 horas” explica.

      Outro diferencial do Quintal do Bosque será incentivar que os pais dediquem mais de seu tempo para os filhos, coisa cada vez mais difícil nos dias de hoje por conta da grande correria, dos afazeres profissionais e pela própria falta de espaço. “Acreditamos que pais que dispõem de um tempo diário para brincar com seus filhos faz com eles sejam mais seguros e felizes, aumentando sua capacidade de socialização, refletindo inclusive, na sua personalidade”, acredita a empresária.

      Além do espaço para as brincadeiras, o Quintal do Bosque também servirá como uma área para festas infantis, privilegiando o brincar desconectado do mundo virtual. “Queremos oferecer um espaço para que os pais possam oferecer festas no nosso quintal, bem charmosas e divertidas, com menos formalidades e sem brinquedos eletrônicos, onde a criança brinca de verdade”.


      O Quintal do Bosque conta com uma equipe de profissionais gabaritados, como brincadores formados ou estagiando na área de pedagogia, profissionais de Educação Física, de Artes, além de professores parceiros nas áreas de música, dança e nutrição. Todos eles passaram por estágio e treinamento com profissionais da Casa do Brincar.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •