• NOTICIAS

      24/03/2015 | ABAL - Encontros Musicais

      ABAL MOSTRA “CANTOS DA PAIXÃO” NO PALCO DE ACI

      Há mais de 30 anos a ABAL Campinas (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos) mantém a tradição de apresentar, às vésperas da celebração da Paixão de Cristo, um inspirador repertório de música sacra nas vozes de solistas líricos e de um grupo coral. No recital desta sexta-feira, dia 27, às 20 horas, no auditório Carlos Tontoli, da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591), participam a soprano Ivany Pezzopane, o barítono Nelson Nicola Dimarzio e os tenores João Gabriel Bertolini e Vicente Montero, acompanhados por Chiquinho Costa, pianista e diretor artístico da ABAL. Constam do programa as peças Ombra mai fu (G. F. Haendel), Pietà, Signore (Alessando Stradella), Pai Nosso (Albert Hay Malotte), Agnus Dei (G. Bizet), Meu Deus (Padre Tallarico), Cor Jesu (J. Tescari) e Creio em Ti (versão de I Believe, de Ervin Drake, Irving Graham, Jimmy Shirl e Al Stillman). Na segunda parte do programa, o Coral Pio XI sob a regência do maestro Oswaldo Antônio Urban apresenta a cantata “Cantos Quaresmais”, em que figuram Jerusalém Surge e Amicus Meus (de Pier Sante Borghesi), In Monte Olivetti (P.  Martini), Tristis Est Anima Mea (O. Ravanello), Stabat  Mater (G. Tartini), O Vos Omnes (L. Perosi), Per Lignum (Hübinger), Jesu, Salvator Mundi (Menegali), Vem Tocar Em Mim, (Maestro Oswaldo A. Urban), La Vergine degli Angeli (Giuseppe Verdi).
       

      O Coral Pio XI foi fundado, tendo como principais metas cantar as Glórias do Senhor e divulgar as composições do imortal compositor campineiro Antonio Carlos Gomes. Desde sua fundação o Coral é constituído apenas de vozes masculinas, atualmente, o mais antigo do gênero, em Campinas e, possivelmente, do Brasil. Ao longo de 67 anos de fundação o coral participa com frequência de apresentações nos diversos Encontros de Corais, de cerimônias religiosas nas mais diversas Igrejas, católicas ou evangélicas, em eventos oficiais no município de Campinas, tais como Semana/Mês de Carlos Gomes, Semana de Guilherme de Almeida etc. Desde sua fundação tem à frente o Maestro Oswaldo Antônio Urban.
       

      O Pio XI fez inúmeras apresentações em cidades do interior paulista e em canais de TV. Realizou vários concertos em Curitiba, participou com destaque de encontros internacionais de corais em Porto Alegre e Blumenau, em “Concertos Matinais” dos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Apresentou recitais na Penitenciária do Estado de São Paulo. Durante dez anos seguidos figurou no Encontro de Natal de corais de Campinas, atuando na organização dos mesmos através de seu ex-Presidente Jesuíno Bicudo. O coral  também desenvolve atividades extra música. Neste contexto, conta atualmente com duas iniciativas: a Manutenção da Associação dos Pais Adotivos de Campinas, que mantém há mais de 50 anos fundada pelo cantor Jesuíno Bicudo de Avelar e a Formação e manutenção de Jardim Ecológico, composto de muitas espécies raras, sob a responsabilidade do biólogo Francisco de Moraes, também cantor do coral. Todas essas atividades, bem como seus ensaios, são realizados em Sede Social própria, construída pelos próprios cantores, com recursos oriundos dos mesmos, em terreno situado no Jardim das Paineiras, em Campinas, na rua Rafael Rosa, número 187. Apesar de ser considerado de Utilidade Pública, através da Lei estadual e municipal, o Coral não recebe subvenção de nenhum órgão público ou privado. Todas suas despesas de manutenção da sede, tais como taxas de água e luz, IPTU, limpeza de prédio, manutenção das áreas verdes e outras são pagas com recursos doados pelos próprios cantores. Os ensaios são realizados sempre aos sábados, das 16 às 18 horas. Os interessados em participar do grupo podem procurar um dos integrantes ao final deste evento.
       

      O maestro Oswaldo Antônio Urban, ou maestro Urban, como é mais conhecido, nasceu em Leme, SP, em 26 de outubro de 1919. É de família de músicos, tendo iniciado seus estudos no Seminário Diocesano de Campinas, onde estudou com o maestro Salvador Bove aprendendo os fundamentos de música, piano e órgão. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central de São Paulo, onde teve como professor de música e canto coral o renomado maestro Furio Franceschini. Lecionou Psicologia e História da Educação Musical, no Conservatório de Canto Orfeônico “Maestro Julião”, onde se formou Professor de Educação Musical. Foi Diretor da Faculdade de Música e do Instituto de Artes e Comunicação da Universidade Católica de Campinas. Recebeu, dentre vários, os seguintes prêmios à frente do Coral Pio XI: Troféu Carlos Gomes, Prata da Casa, Diploma de Grande Consagração Artística e Medalha Carlos Gomes. Recentemente foi incluído no Rank Brasil como sendo o regente há mais tempo à frente de um mesmo Coral, no caso, o Pio XI.

       

      Entrada franca.




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •