• NOTICIAS

      30/04/2010 | Benito Juarez nos 50 anos do Círculo Militar

      No último dia 24 de abril, no Círculo Militar de Campinas, e apenas para plateia convidada, realizou-se uma exibição musical de ótimo nível técnico e artístico, a cargo da Banda Sinfônica do Exército, sediada em São Paulo e cujo regente titular e diretor artístico é, já há alguns anos, o maestro Benito Juarez.

      Todos sabemos que, durante quase 30 anos, o maestro Benito Juarez trabalhou muito produtivamente em Campinas, como titular de regência musical da Unicamp e regente titular e diretor artístico da nossa Orquestra Sinfônica Municipal, que ele tornou profissional e à qual infundiu, com inegável talento e pródiga laboriosidade, um excelente padrão artístico.

      Sob sua responsabilidade, nossa Orquestra Sinfônica passou a participar do Festival de Inverno de Campos do Jordão, além de realizar ótimas e importantes gravações fonográficas que deram à orquestra e ao regente projeção nacional que os levaram, por exemplo, a teatros importantes, como o Municipal, de São Paulo e o Teatro Castro Alves, de Salvador.

      Percebe-se que há, entre a Banda Sinfônica do Exército e o maestro Benito Juarez, uma total empatia, que leva a banda (na qual o regente conseguiu incluir violoncelos, além de contrabaixos, e uma harpa) a um nível de precisão técnica verdadeiramente impressionante quanto a articulação precisa e absolutamente sincrônica das notas musicais, bem como de fraseados, dinâmica (alterações expressivas de intensidade), agógica (alterações expressivas de andamento), brilho e diversidade coesa e coerente de timbres, além da identificação clara dos diferentes estilos de época, culturas étnicas e compositores executados.

      Tudo isso dá aos concertos que o maestro Benito Juarez e “sua” Banda Sinfônica têm realizado um nível de excelência e arte poucas vezes alcançado em conjuntos congêneres do Brasil, ou mesmo do Exterior.

      Fez bem a Campinas esta instantânea volta, ao mesmo tempo festiva e artística, do maestro Benito Juarez, que continua sendo um dos nomes importantes da regência musical no Brasil, para gáudio de seus privilegiados ouvintes.

      Agora, é aguardar que, tanto quanto possível, em futuro próximo, a cidade possa voltar a receber esta Banda Sinfônica do Exército e seu apetrechado regente, em concerto público, num teatro ou até mesmo ao ar livre — como de resto convém às bandas — para que uma plateia mais ampla possa gozar desse privilégio.


      Publicada em 30/4/2010
      Jornal Correio Popular
      Caderno Opinião

      E viva Benito!

      José Alexandre dos Santos Ribeiro é crítico e pesquisador musical



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •