• NOTICIAS

      15/05/2015 | Os 20 Truques e Dicas Para o Parkinsoniano

      OS 20 TRUQUES E DICAS PARA O MANEJO DA DOENÇA DE PARKINSON

      A Associação Campinas Parkinson (ACP) realiza a  palestra Os 20 Truques e Dicas Úteis Sobre o Manejo da Doença de Parkinson, com a médica neurologista, Laura Silveira Moriyama, no próximo sábado (dia 16 de maio), às 14h30, no salão social da Paróquia  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Nova Europa, em Campinas. O presidente da ACP, Omar Abel Rodrigues, afirmou que o tema da palestra é importante para as pessoas portadoras da doença e seus familiares e cuidadores, uma vez que   serão fornecidas informações para uma melhor qualidade de vida. Nesses encontros, os participantes, além da informação médica, fazem uma confraternização social no final.

      A médica Laura Silveira Moriyama explicou que na palestra  vai trazer algumas informações que podem ajudar no dia a dia. Como  exemplo, ela cita que 80% dos portadores da doença perdem o senso do olfato, dessa forma sugere aumentar mais as cores dos alimentos que ingerem, para tornar a comida mais atrativa.  “Geralmente a percepção dos quatro sabores - doce, salgado, ácido e amargo, é preservada”, explica a médica.

      O portador da doença de Parkinson, por perder o senso de olfato, não sente o cheiro de fumaça, o que pode ser um problema em caso de incêndio ou de alguma outra ocorrência parecida.

      Para aqueles que apresentam o chamado congelamento -  Freezen, durante a marcha, a especialista cita um truque que funciona como um facilitador. O truque é colocar o pé de outra pessoa na frente do portador de Parkinson e pedir para ele passar por cima. Dessa forma ele consegue caminhar. A médica frisa que isso somente poderá ser feito, com outra pessoa acompanhando e segurando o seu braço o tempo todo, uma vez que ao mesmo tempo que isso possibilita o caminhar, alguns podem apresentar desequilíbrio durante essa marcha, o que pode resultar em queda.

      A médica Laura Silveira Moriyama é formada em Medicina pela Universidade de São Paulo e tem residência em Neurologia pela mesma universidade. Atuou no UCL Institute of Neurology, o principal centro de estudos em doença de Parkinson na Europa. Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

       

      FICHA TÉCNICA - Palestra  gratuita Os 20 Truques e Dicas Úteis Sobre o Manejo da Doença de Parkinson, com a médica neurologista, Laura Silveira Moriyama, promovida pela Associação Campinas Parkinson (ACP), no próximo sábado (dia 16 de maio), às 14h30, no salão social  da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Nova Europa (Rua Maestro Jaime Lopes Diniz, 235), em Campinas. Linhas de ônibus: 371(Baden Powel), 399 (Iporanga) e 403 (Nova Europa). Telefones de contato  com a ACP para maiores informações - (19) 9-9602-0408 - 9-9792-6233 e 9-8175-8669.E-mail: acpcampinas@yahoo.com.br. Nesses encontros, os participantes, além da informação médica, realizam uma confraternização social no final.


      Foto: Rohan de Silva





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •