• NOTICIAS

      15/05/2015 | Suplementos e Massa Muscular

      ALERTA - SUPLEMENTOS E MASSA MUSCULAR

      * Érico Rolvare

      A prática regular de atividade esportiva, inegavelmente, traz enormes benefícios em termos de qualidade de vida para as pessoas. No entanto, alguns aspectos devem ser analisados com bastante atenção por aqueles que praticam essas atividades.

      O primeiro aspecto é verificar o tipo de atividade que se pratica e o grau de esforço físico a que está se submetendo. Uma caminhada leve é diferente de uma atividade física mais intensa, que exigirá mais energia do organismo.

      Dentro desse contexto é importante que as pessoas entendam a função do suplemento alimentar, que muitas vezes é usado de forma indiscriminada e nesse caso, prejudicial à saúde. O próprio nome – suplemento, já indica que a sua utilização deve se dar como um complemento à alimentação diária das pessoas. Se a pessoa faz uma caminhada ou uma atividade como musculação, por exemplo, três vezes por semana e sente a necessidade de compensar o desgaste de energia despendida pelo organismo, pode suprir isso apenas alterando a alimentação, com orientação adequada.

      Infelizmente, o uso sem critério dos suplementos alimentares, com o objetivo de repor essa energia, produtos muitas vezes de origem duvidosa, tornou-se um problema de saúde pública. Em geral são produtos importados e por conta disso as pessoas acreditam que só poderão fazer bem ao organismo. O que não é bem assim. O uso excessivo e sem critérios desses suplementos pode sobrecarregar o fígado e os rins e originar picos glicêmicos, que poderá ocasionar um futuro quadro de diabetes.

      O uso comum de uma proteína chamada caseína, entre os praticantes de atividades físicas, para proporcionar ganhos de massa muscular é outro problema sério. A caseína é tão irritativa e inflamatória, que afeta inicialmente o intestino, que na tentativa de expulsá-la, provoca episódios de diarreia ou fezes explosivas.

      As pessoas têm a falsa impressão que a caseína ajuda a ganhar massa muscular, mas na verdade ela apenas provoca a retenção de líquido no organismo e incha o músculo. Essa proteína vai ser depositada no fígado, causando um problema hepático. A caseína também pode prejudicar o funcionamento da tireoide.

      Outro problema crescente está relacionado ao uso de hormônios esteroidais, também para o ganho de massa muscular, principalmente entre os mais jovens, inclusive adolescentes. Esse tipo de utilização somente pode ser feita pelo profissional médico e para indicações absolutamente precisas. As pessoas precisam saber que a utilização de reposição hormonal pode inibir o próprio organismo em produzir aquele hormônio. Imagine as consequências futuras para um jovem que se utiliza de hormônios de forma indiscriminada. Os hormônios são complexos e as suas utilizações em homens e mulheres, devem ser acompanhadas com bastante critério.

      Outro alerta é para que não se ingira qualquer substância antes ou durante o pré-treino, com o objetivo de ganhar energia para a atividade física que irá desenvolver. Essas substâncias, em geral ilícitas, contém altas doses de cafeína, que podem levar o usuário a apresentar algum problema cardiológico.

      Dentro do contexto de uma atividade física, como uma corrida, recomendamos atenção para o consumo do gel de carboidrato. Esse gel tem alto teor glicêmico, porque se trata de uma pasta à base de frutose, glicose e dextrose, entre outros, que são açúcares de rápida absorção, portanto, devem ser ingeridos durante ou no máximo no dia da prova. A absorção é rápida e libera muita insulina, que promove a absorção do carboidrato. A reserva de glicogênio, o atleta deve fazer nos dias anteriores a prova, através de batata-doce, tapioca e frutas.

      A regra para se desenvolver uma atividade física saudável é boa hidratação, alimentação e sono. Se a pessoa tem o objetivo de uma atividade mais específica e que exija mais energia, precisará necessariamente de uma avaliação médica, para que não gaste dinheiro e tenha a sua saúde comprometida.

      *Érico Rolvare é médico, com especializações em Nutrologia e Medicina Ortomolecular e do Esporte. E-mail: eridelro@uol.com.br

      Foto: Roncon&Graça Comunicações.JPG





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •