• NOTICIAS

      04/05/2010 | Jovens vereadores

      Alunos de escolas municipais tomam posse como jovens vereadores

      Na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, às 14h, 66 alunos dos 8º e 9º anos de 17 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) serão diplomados e tomarão posse como jovens vereadores - titulares e suplentes - na Câmara Municipal de Campinas.

      A ação faz parte do Programa Parlamento Jovem, instituído pela Resolução nº 768 de novembro de 2003, da Câmara Municipal de Campinas, que tem como objetivo oferecer aos alunos do ensino fundamental a oportunidade de conhecer e vivenciar o funcionamento do trabalho do Poder Legislativo, além de experimentar o efetivo exercício da cidadania e da democracia.

      O programa está em seu 3º ano consecutivo de funcionamento e é uma parceria entre a Câmara Municipal de Campinas e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). A cada ano, o programa tem a adesão de mais unidades escolares, e, esse ano são 17 Emefs participantes.

      “O aumento do interesse das escolas vem comprovar que o Programa está produzindo um resultado positivo, pois,acredito que além de conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo, a diferença entre um projeto e uma indicação, os alunos aprendem também a construir uma relação mais democrática no seu cotidiano, bem como a argumentar de forma mais rica e elaborada”, afirma Jacyra Ignez Marão, que junto com Maria Ivone Aranha é responsável pelo desenvolvimento do programa pela SME.

      Em cada escola foi escolhido um professor–tutor, que ficará responsável por acompanhar os jovens parlamentares eleitos às atividades desenvolvidas na Câmara Municipal e na escola. As eleições que ocorreram nas Emefs apontaram 33 vereadores titulares e 33 suplentes. Em média, esses alunos estão na faixa etária de 12 a 14 anos, e cursam os dois últimos anos do ensino fundamental. A SME disponibilizará transporte para os alunos e a Câmara será responsável pelo lanche dos jovens vereadores.

      Para orientar, tirar dúvidas e informar sobre como é o andamento dos processos e como acontece o dia a dia da Câmara Municipal, cada jovem parlamentar terá um vereador padrinho, que colocará seu gabinete à disposição do jovem vereador.

      Agenda

      As sessões dos jovens vereadores vão acontecer nos dias 6, 11, 20 e 25 de maio e 10, 17, 24 e 29 de junho. No dia da posse, haverá também a escolha da mesa diretora e das seis comissões permanentes que avaliarão as proposituras dos colegas, antes de serem levadas à votação do plenário.

      Durante os dois meses de atuação, cada jovem vereador poderá criar e apresentar durante as sessões, projetos de lei, indicações, moções, decretos legislativos e outras propostas. Tudo isso seguindo o processo protocolar feito pelos vereadores. Caso a proposta apresentada seja aprovada pelo presidente da Câmara, existe a possibilidade do documento virar lei municipal.

      Durante a primeira reunião legislativa, cada jovem vereador fará a afiliação partidária escolhendo entre seis partidos propostos: Partido do Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural (PDEUR); Partido de Educação, Cultura e Esportes (PECE); Partido dos Direitos Humanos (PDH); Partido da Juventude Ativa (PJA); Partido da Natureza Viva (PNV); Partido das Ações Sociais (PAS).

      A experiência durante os dois meses de mandato como jovens parlamentares também poderá despertar o interesse dos alunos para a vida pública com todas suas responsabilidades para- quem sabe- uma futura participação no processo eleitoral como políticos com consciência de suas responsabilidades junto a população da cidade.

      Confira as escolas municipais que participam do Programa Jovem Parlamentar em 2010:

      -EMEF Padre Francisco Silva

      -EMEF Domingos Zatti

      -EMEF Maria Luiza Pompeo de Camargo

      -EMEF Oziel Alves Pereira

      -EMEF Dr Edson Luis Chaves

      -EMEF Lourenço Bellocchio

      -EMEF Edson Luis Lima Souto

      -EMEF Leonor Savi Chaib

      -EMEF Vicente Ráo

      -EMEF Anália Ferraz

      -EMEF Raul Pila

      -EMEF Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco

      -EMEF Maria Pavanatti Fávaro

      -EMEF Professor Benevenuto F. Torres

      -EMEF Elvira Muraro

      -EMEF Sylvia Simões Magro

      -EMEF João Alves dos Santos


      Ingrid Vogl
      Assessoria de Imprensa
      Secretaria Municipal de Educação de Campinas
      (19) 2116 0422/ 2116 0577





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •