• NOTICIAS

      19/05/2015 | Curtas de Animação no Grupo Primavera

      Curtas de Animação realiza exibição no Grupo Primavera

      Projeto ensinou técnicas de produção de animação para alunos de escola pública e adolescentes atendidos por ONGs de Campinas e região

       
      O projeto “Curtas de animação” exibe o filme criado pelos alunos do Grupo Primavera no dia 23 de maio (sábado) às10h. O projeto consiste na realização de oficinas itinerantes de animação e na elaboração de curtas-metragens, produzidos por alunos de escolas públicas e adolescentes atendidos por ONGS de Campinas e região. É realizado pelo Núcleo de Cinema e Animação de Campinas (NCAC) e pela Direção Cultura, com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, patrocinado pelo Instituto Embratel Claro.

      Os jovens são estimulados a construir, a partir de sua própria visão de mundo, o roteiro, animação e trilha sonora dos curtas-metragens, em cinco dias de capacitação, produção e execução da animação.

      Além de entrarem em contato com produções do NCAC, os jovens realizaram pesquisa sobre o tema da produção, que nessa edição foram os Jogos Olímpicos de 2016. A partir desta pesquisa, os próprios adolescentes, juntamente com os diretores do Núcleo de animação, realizaram o story-board e toda a produção dos desenhos.

      Ao final, foi produzido um curta de três minutos de duração, mais um vídeo com o making of do processo de produção, com cinco minutos de duração. O filme, juntamente com as criações das demais escolas e ONGs participante e os seus respectivos making of, foram compilados num único DVD, que tem tiragem de 700 unidades, que serão distribuídos para os participantes, ao patrocinador, à TVs educativas e à festivais de vídeo.

      Para encerrar o projeto, no dia 27 de junho as 10 horas haverá um encontro entre os participantes de todas as oficinas, onde serão exibidos todos os filmes produzidos. O lançamento acontecerá no cinema Moviecom, com o apoio do Shopping Unimart. No encontro, os participantes poderão falar sobre as suas percepções no decorrer do processo, promovendo a troca de experiências entre eles. Esta apresentação será aberta ao público, com entrada gratuita.
       

      Sobre o projeto

      O Curtas de animação realiza uma série de 5 oficinas ministradas pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC) em escolas e ONGs de Campinas e região, que resultaram na construção dos curtas-metragens de animação. A produção dos vídeos é feita por crianças e adolescentes selecionados pelos locais receptores do projeto. Para a realização, um estúdio de animação itinerante vai até o local onde ocorrer a oficina.

       

      Núcleo de Cinema de Animação

      O núcleo de Cinema de Animação de Campinas, dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, completa 40 anos em 2015. Reconhecido nacionalmente, já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, em festivais como o Anima Mundi, o Festival de Cine Infantil de Ciudad Guayana, na Venezuela, e o Festival Guarnicê de Cine e Vídeo.

       

      Sobre a Direção Cultura

      A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura, e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento. Mais informações:  www.direcaocultura.com.br.

       

      Apresentação nas escolas:
      23/05 - Grupo Primavera, 10 horas
      30/05 – Escola Estadual Dom Nery, 10 horas
      06/06 – Escola Clotilde Barraquet, 10 horas
      13/06 – PROGEN, 10 horas
      Apresentação final (aberta ao público):
      27/06 – Cinema do Shopping Unimart (Moviecom), 10 horas

      Patrocínio: Instituto Embratel Claro

      Realização: Núcleo de Cinema e Animação de Campinas e Direção Cultura

      Apoio: Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •