• NOTICIAS

      21/05/2015 | Bolo da Madre no Dia Nacional do Café

      Celebre o Dia Nacional do Café com duas receitas de dar água na boca
      Os chefs Dani Schiavo e Mateus Matana oferecem opções para deixar o dia 24 de maio mais especial
      Dia 24 de maio é o Dia Nacional do Café. E para celebrar a data destinada a iguaria que já é parte tradicional do cotidiano e do cardápio dos brasileiros, que tal apostar em quitutes deliciosos feitos com café? A chef Daniela Schiavo, da Bolo da Madre, serve diariamente em suas 13 unidades da rede de bolos caseiros o Bolo de Café. Fofinho e extremamente saboroso, a opção é ideal para quem prefere algo mais leve para o café da tarde e da manhã. Já o chef Mateus Matana, da boulangerie e pâtisseria Maria Antonieta, disponibiliza em sua vitrine de doces o Operá, tradicional sobremesa francesa de sabor marcante que é montado a partir de finas camadas de texturas cremosas que derretem na boca.


      A seguir você confere as receitas dessas opções deliciosas:

      Bolo de Café
      Rendimento: 1 bolo
      Chef: Daniela Schiavo da Bolo da Madre
      Ingredientes:
      170g Iogurte Natural
      2 Ovos
      120ml Óleo
      15g Café solúvel
      240g Açúcar
      200g Farinha de trigo
      12g Fermento químico
      Modo de preparo: No copo de liquidificador coloque os ingredientes líquidos: o iogurte natural, os ovos e o óleo. Bata por um minuto. Com cuidado, retire a tampa do copo do liquidificador e ainda batendo, acrescente os ingredientes sólidos: o café solúvel, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento químico. Bata por cinco minutos. Desligue o liquidificador. Com a ajuda de uma espátula, raspe a lateral do liquidificador e bata por mais um minuto. Se necessário, fazer uso do fuê. Desligue o liquidificador. Despeje em formas untadas e enfarinhadas, aproximadamente 920gr de massa. Leve para assar em forno médio, 180°C a 200°C, por 40 minutos ou até que tenha assado. Com superfície firme e cor dourada por igual. Assim que retirar do forno deixe esfriar naturalmente e desenforme. Cobrir com ganache tradicional acrescido de 5gr de café solúvel.

      Operá
      Receita da Maria Antonieta Boulangerie e Pâtisserie

      Chef: Mateus Matana
      Ingredientes:
      Biscuit joconde    3 unidades
      Café espresso    500g
      Creme manteiga de café 1Kg
      Creme de chocolate    1Kg200
      Montagem: Molhar os biscuits com café. Montar as camadas: biscuit – creme manteiga – biscuit – creme de chocolate – biscuit – creme manteiga – creme de chocolate. Decorar com chocolate.
      Ingredientes Biscuit Jaconde:
      Água    400ml
      Gemas de ovo    800g
      Açúcar    700g
      Farinha de trigo     600g
      Farinha de amêndoas    600g
      Clara de ovo    1,660
      Suco de limão    30ml
      Açúcar    415g
      Modo de preparo: Bater as claras com limão por 1 minuto até montar. Acrescentar a primeira porção de açúcar.  Bater por aproximadamente 2 minutos até ficar brilhante e montado. Reservar. Bater a água, a segunda porção de açúcar e as gemas até branquear, aproximadamente 10 minutos. Acrescentar as farinhas delicadamente e misturar com uma espátula. Acrescentar o merengue em três etapas e misturar. Despejar na forma e assar por 12 minutos em fogo baixo.
      Ingredientes Creme Manteiga de Café:
      Açúcar     2Kg450
      Café     550g
      Ovos     1,250
      Manteiga 2Kg850
      Modo de preparo: Aquecer o café com açúcar até, formar uma calda. Bater os ovos até dar consistência e clarear. Acrescentar a calda em fio, batendo em velocidade alta. Acrescentar a manteiga gelada, depois que a mistura esfriar. Bater até ficar um creme homogêneo.


      Serviço:

      Bolo da Madre

      Instagram: @bolodamadre
      www.bolodamadre.com.br

      Maria Antonieta Boulangerie e Pâtisserie
      R. Cel. Quirino, 1239 – Cambuí, Campinas – SP
      Tel: 19 3368.1239
      @mariaantonietacampina





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •